Os 8 melhores alimentos que você deve consumir no café da manhã

Sim, eles vão fornecer toda energia e os nutrientes que você precisa logo cedo. Essa é para começar o dia com muita disposição!

Por Redação Boa Forma
Atualizado em 21 out 2024, 19h25 - Publicado em 31 Maio 2016, 17h18
ElinaManninen/ ThinkStock/ Getty Images
ElinaManninen/ ThinkStock/ Getty Images (/)
Continua após publicidade

Se o café da manhã é a refeição mais importante do dia, nada mais esperto do que caprichar nas escolhas. Por isso, frutas, fibras e bebidas saudáveis não podem faltar no cardápio. Aqui, uma seleção com os melhores ingredientes para você incluir já no prato:

1. Banana
Comece o dia comendo banana para emagrecer! Surpresa? Isso acontece porque a fruta sacia rapidinho. Além disso, deve ser acompanhada de goles de água morna. É estranho, mas funciona. Em contato com a água, as fibras solúveis da banana formam uma espécie de gel que preenche o estômago, espantando a fome por um bom tempo. Existe até uma dieta que incluiu a fruta no cardápio logo pela manhã. Veja como funciona: Dieta da Banana: – 3 kg em 10 dias e cintura fina sem sacrifício.

2. Manteiga de amêndoa
Não gosta de ovos ou laticínios? A manteiga de amêndoa é uma excelente fonte de proteína e ela está cheia de gordura do bem. As pastas de amendoim e amêndoa ganharam espaço na dieta de quem malha e precisa de energia extra. Os tradicionais cremes de avelã com chocolate também servem de combustível para o exercício e valem por um doce.

3. Melancia
Carregada de fibras e água, desincha e limpa o organismo. Para oferecer um efeito diurético ainda mais eficiente, você pode bater a fruta com as sementes e coar o suco. Além disso, a melancia está lista dos alimentos que saciam com poucas calorias. Boa pedida, não?

4. Linhaça
No smoothie, na fruta no iogurte. Sempre que falamos em alimentos saudáveis a linhaça tem seu lugar garantido na lista. A semente é considerada um importante alimento funcional, que dá origem ao ômega-3, um ácido graxo com ação anti-inflamatória e antioxidante, importante no combate ao envelhecimento celular. Também é rica em fibras solúveis e insolúveis e contribui para o funcionamento intestinal.

Continua após a publicidade

5. Mirtilo
Frescos ou congelados, essas frutinhas minúsculas são ricas em antioxidantes. Estudos sugerem que comer mirtilo com frequência pode melhorar a memória, as habilidades motoras, diminuir a pressão arterial e acelerar o metabolismo.

6. Morango
Eles são famosos pela quantidade de antioxidantes que carregam. Por isso, ajudam a prevenir o envelhecimento das células, que pode ser causado pelo stress intenso. Além disso, eles causam pouca fermentação e gases no intestino, o que facilita a digestão. E mais: em uma xíc. (chá), por exemplo, contém boas doses de vitamina C, ácido fólico e fibras.

7. Kiwi
Rico em clorofila (e por isso que, mesmo madura, a fruta tem cor verde), limpa o organismo. Os minerais que ele carrega (cálcio, magnésio, potássio) diminuem o inchaço e as fibras estimulam o intestino.

8. Suco de cranberry
Reforça o sistema imunológico, revela um estudo da Universidade Maryland Medical Center, nos Estados Unidos. Mérito da vitamina C, presente em alta concentração na fruta. Uma outra pesquisa, dessa vez da Universidade de Manseau, no Canadá, mostrou o potencial dos fitoquímicos do cranberry (entre eles as antocianidinas) na modulação de radicais livres altamente lesivos, prevenindo diabetes, doenças cardiovasculares e câncer.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.