Proteja os joelhos durante o exercício físico

Confira três dicas importantes que vão ajudá-la a proteger os joelhos de lesões durante o exercício físico

Por Redação M de Mulher - Atualizado em 27 out 2016, 19h33 - Publicado em 22 mar 2012, 22h00

As lesões nos joelhos entre as mulheres tem crescido 20%
Foto: Getty Images

A anatomia nos deixa sujeitas a problemas nessa parte do corpo – os quadris mais largos do que os joelhos aumentam a pressão sobre eles. Mas o aumento de 20% nas lesões de joelho entre as mulheres, observado em um estudo do Instituto do Joelho do HCor, em São Paulo, se deve ainda ao exagero e ao descuido que muitas garotas têm na hora de malhar. Saiba como se proteger

Maneire na carga

Usar muito peso no agachamento, no afundo, no leg press e em outros movimentos que fazem a flexão do joelho pode amolecer a cartilagem da articulação, que funciona como uma proteção. O risco aumenta se você estiver acima do peso.

Separe aeróbico e musculação

Dependendo da intensidade da aula, é bom alternar os dias de cada modalidade para não fadigar a musculatura nem comprometer a estabilidade da articulação. “Se o treino for pesado, o melhor é fazer aeróbico em um dia e musculação para perna no outro”, sugere o ortopedista Rene Abdalla, do HCor.

Escute o corpo

Se sentir dor, pare a atividade na hora. Se ela persistir no treino seguinte, a ordem é procurar um médico, jamais ignorar o incômodo. 

Continua após a publicidade
Publicidade