Continua após publicidade

Edamame: tudo o que você precisa saber sobre a soja em vagem

O edamame é rico em proteínas e potássio, o que torna este um alimento ideal para vegetarianos e veganos

Por Marcela De Mingo
4 set 2022, 08h00

Os vegetarianos e veganos precisam lidar constantemente com perguntas do tipo: mas como você faz com as proteínas? No entanto, existem alimentos de origem vegetal que não só são riquíssimos em proteínas como também em outros nutrientes essenciais para a saúde. É o caso do edamame. 

O QUE É EDAMAME? 

O edamame nada mais é do que grãos de soja “imaturos”, colhidos enquanto ainda estão na vagem. Por terem um gosto relativamente neutro, podem ser cozidos, refogados ou fervidos, o que significa que são bastante versáteis na culinária e podem ser consumidos de diversas maneiras. 

Para deixar ainda mais claro, a diferença entre o edamame e a soja é que, no primeiro caso, os grãos ainda estão dentro da vagem verde e não são usados para a produção de outros alimentos, como o tofu ou a soja texturizada. 

Em termos nutricionais, o edamame é um alimento riquíssimo. Todos os derivados da soja são conhecidos por serem uma ótima fonte de proteína, com aproximadamente 18 gramas de proteína por xícara – e o edamame não é uma exceção. 

Duvida? Então, olha só a composição nutricional dessas vagens: 

Continua após a publicidade
  • Proteína
  • Fibras
  • Ferro
  • Magnésio
  • Fósforo
  • Potássio
  • Vitamina K 

BENEFÍCIOS DO EDAMAME

É claro que não poderíamos falar tão bem de um alimento sem passar pelos seus benefícios para a saúde. Vamos lá? 

1

Ajuda na construção e na reparação muscular

As proteínas são importantíssimas para a construção muscular do corpo, por isso, o edamame é um alimento tão potente, principalmente para pessoas vegetarianas e veganas. Como você já sabe, a proteína trabalha diretamente na composição muscular e ajuda tanto na recuperação pós-treino como na construção da massa magra – além de regular uma série de outros processos do corpo. 

Continua após a publicidade
2

Promove o funcionamento saudável das células

O edamame é rico em potássio – são 436g por cada 100g do alimento, segundo o USDA -, um mineral essencial para o bom funcionamento de todas as células, de acordo com um estudo publicado na Harvard Health Publishing. O potássio também regula os batimentos cardíacos, garante o funcionamento correto dos músculos e nervos e colabora para a sintetização de proteínas e carboidratos. 

3

Pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares 

Continua após a publicidade

O edamame contém isoflavonas, compostos de plantas que funcionam como o estrogênio no organismo e que são naturalmente encontrados na soja. As isoflavonas são antioxidantes que podem colaborar para uma diminuição nas chances de câncer ao combater as inflamações do organismo. Não só isso, mas uma série de estudos sugerem também que as isoflavonas ajudam a diminuir os níveis de LDL, o “colesterol ruim”, conectado a muitas doenças cardiovasculares, como derrames. 

Publicidade