Os benefícios do tofu vão convencer você a provar o alimento ainda hoje!

Bastante comum na culinária oriental, o alimento derivado da soja é rico em proteínas, vitaminas e minerais

Por Marcela De Mingo Atualizado em 28 jun 2022, 15h25 - Publicado em 6 jul 2022, 08h00

A culinária oriental ama. Os vegetarianos e veganos também adoram. O tofu é um alimento riquíssimo e repleto de benefícios e, apesar de polêmico, pode ser um grande aliado da alimentação saudável e, principalmente, proteica. 

O QUE É TOFU?

“De consistência muito semelhante aos queijos brancos tradicionais, o tofu é feito a partir do leite de soja”, explica Angéli Marques Golfetto, nutricionista universal, integrativa e holística. “Pode ser consumido em formato de queijo, requeijão, patê, e por aí vai. Não à toa, é conhecido pela sua versatilidade, tem sabor levinho e combina com uma infinidade de ingredientes.”

A versatilidade, aliás, é a marca registrada do tofu, tanto que ele é comumente usado em pratos salgados e doces e vai bem em saladas, massas e até grelhado. O ideal é que seja feito com soja orgânica, para garantir uma boa fonte de matéria-prima. 

Para os que não estão acostumados, uma ideia interessante é consumir o tofu cru em formato de pasta – basta liquidificá-lo com água, azeite de oliva e ervas da sua preferência. A partir daí, ele pode ser usado em sanduíches naturais, torradas, lanches… fica a seu critério!

Outra ideia é servi-lo temperado como aperitivo ou, ainda, de forma grelhada, como prato principal. Nesse caso, pode até mesmo se tornar um dos protagonistas do churrasco, tornando o evento mais inclusivo e interessante para todo mundo. 

OS BENEFÍCIOS DO TOFU

Bom, vendemos tão bem a ideia de colocar mais tofu na alimentação cotidiana, mas ainda resta a dúvida: quais os benefícios dessa iguaria? 

1

Músculos e ossos mais saudáveis

“Ele contribui com cálcio para os ossos e dentes, assim como atua como protetor muscular e é muito utilizado nos protocolos de hipertrofia”, explica a nutricionista. 

2

Melhora a saúde do coração 

Rico em ácidos graxos, ômega 3 e 6, ajuda a reduzir os níveis de colesterol sanguíneo, atuando como protetor cardiovascular. 

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3

Colabora para o emagrecimento

Como promove a saciedade e é rico em proteínas (são 8g para cada 100 de tofu, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), ajuda com o emagrecimento e com o ganho de massa magra – por isso, é um queridinho dos treinos de hipertrofia.  

4

Ajuda no controle hormonal

Dentre todos os benefícios do tofu, a presença em peso dos fitosteróis e isoflavonas fazem desse alimento um poderoso aliado no controle hormonal e de colesterol pelo intestino. 

“Nas mulheres, o consumo de isoflavonas auxilia na modulação hormonal, em especial no climatério, durante a perimenopausa e menopausa, diminuindo os sintomas de fogachos,  calorões, dores e desconfortos causados pelos sangramentos irregulares, diminui a ansiedade e atua na prevenção ao câncer de mama”, explica a nutricionista. 

5

Têm função antioxidante e anti-inflamatória

Ainda sobre as isoflavonas, elas também garantem o combate aos radicais livres, responsáveis por doenças degenerativas, como a osteoporose e a atrite. 

TODO MUNDO PODE COMER TOFU?

A principal polêmica envolvendo o consumo de tofu é, justamente, a sua procedência. Ele precisa ser de fonte orgânica para garantir que esteja livre de componentes tóxicos e alterações genéticas. 

“É importante que a mulher que está em tratamento do câncer de mama consulte seu médico responsável para saber se não existe interação medicamentosa entre os componentes da soja e a medicação utilizada”, explica. 

O tofu ainda é contraindicado em pessoas que apresentam intolerância ou alergia à soja. Os homens também devem consumi-lo com moderação, pois pode elevar as taxas de estrogênio, o hormônio feminino, no organismo. 

As crianças também podem se aproveitar dos benefícios do alimento, mas a recomendação de moderação também se aplica, já que esse é considerado um alimento com potencial alergênico. 

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