Guia do queijo vegano: conheça opções muito além do tofu

Existem diversas alternativas que não são derivadas de animais

Por Larissa Serpa Atualizado em 27 set 2021, 11h28 - Publicado em 11 out 2021, 11h55

O queijo é um dos produtos lácteos mais apreciados em todo o mundo. Segundo um levantamento dos Estados Unidos, cada pessoa consome mais de 17 kg de queijo por ano, em média. E isso pode aumentar consideravelmente quando analisamos outras culturas que possuem queijo como um de seus ingredientes-estrela, como por exemplo, a França.

Ao mesmo tempo, a popularidade da dieta vegana vem crescendo cada vez mais, e ela retira da alimentação não apenas a carne mas todos os alimentos derivados de animais, incluindo o queijo e, consequentemente, o queijo.

Mas vá com calma! Para a nutricionista Luna Azevedo, referência em alimentação planted-based e incentivadora da alimentação consciente, o primeiro passo para adotar o veganismo é não radicalizar, já que ele se trata de uma filosofia de vida. “Ser vegano é muito mais do que parar de comer carne. É ter outra perspectiva do meio ambiente, dos animais a sua volta e do bem-estar, já que a rotina fica mais leve e saudável”, ressalta.

E é aí que as alternativas entram. Cortar de vez o queijo da sua vida pode ser difícil, mas você não precisa abrir mão da especiaria se quer seguir o estilo de vida vegano.

Os primeiros queijos sem leite foram criados na década de 1980 – e não eram particularmente saborosos. Mas, hoje, existem diversas variedades saborosas.

FONTES DOS QUEIJOS VEGANOS

“Os produtos atendem não somente o público vegano, mas também pessoas que tenham intolerância a lactose, que estejam preocupadas com uma alimentação mais saudável ou que queiram simplesmente ter novas experiências gastronômicas”, explica Reinaldo Emídio, produtor da Ecozy, linha de produtos com base vegetal que produz diversos queijos.

Veja a seguir algumas fontes vegetais para o preparo.

queijo vegano
As nozes são alternativas de fontes para os queijos veganos / Daniel Grizelj/Getty Images
  • Soja

Várias marcas comerciais diferentes oferecem produtos semelhantes a queijo feitos de tofu ou outras formas de proteína de soja. Vários óleos vegetais, gomas e outros ingredientes são geralmente adicionados para ajudar a imitar a textura e o sabor do queijo real.

Mas preste atenção ao rótulo! Isso porque alguns queijos à base de soja contêm caseína, uma proteína do leite. A caseína é incluída para permitir que o produto processado derreta como um queijo real.

Queijos à base de soja que contêm caseína não são veganos.

No entanto, eles ainda podem ser apropriados se você estiver evitando laticínios para controlar uma alergia à lactose.

  • Nozes e sementes

Alternativas de queijo feitas de diferentes tipos de nozes e sementes cruas podem ser o tipo mais popular de queijo vegan caseiro porque são relativamente fáceis de fazer em casa. Ele requer um processamento mínimo.

Normalmente, as nozes ou sementes são embebidas, misturadas e fermentadas com os mesmos tipos de bactérias usados ​​para fazer queijo lácteo. Outros ingredientes como sal, fermento nutricional ou ervas podem ser adicionados para dar sabor.

Continua após a publicidade

Alguns dos ingredientes mais populares para queijos à base de nozes e sementes incluem: Nozes de macadâmia, Castanha de caju, Amêndoas, nozes, Pinhões, Sementes de girassol, Sementes de abóbora.

  • Coco

Outra base popular de queijo vegan é leite, creme e óleo de coco.

O alto teor de gordura do coco é um produto cremoso, semelhante ao queijo – mas geralmente requer ingredientes adicionais como ágar-ágar, carragenina, amido de milho, tapioca e / ou amido de batata para imitar a densidade e textura do queijo real.

Como o coco tem um sabor forte por si só que não lembra o queijo, outros ingredientes que aumentam o sabor são normalmente adicionados, como sal, alho em pó, cebola em pó, fermento nutricional e suco de limão.

  • Farinha

Alguns queijos veganos são feitos de uma combinação de diferentes farinhas com amido, como tapioca, batata, araruta ou farinha multiuso.

As farinhas não são usadas sozinhas, mas combinadas com outros ingredientes como leite de soja, leite de amêndoa, castanha de caju, coco ou feijão branco.

Normalmente, as receitas de queijo vegan que usam grandes quantidades de farinha resultam em uma consistência de molho em vez de um queijo fatiado em blocos. Os resultados variam de acordo com a receita e os ingredientes específicos usados.

  • Raízes vegetais

Embora menos comuns, alguns tipos de queijos veganos usam raízes vegetais como base. Batatas e cenouras estão entre as fontes mais populares.

Este método de fabricação de queijos veganos resulta em um queijo muito macio, semelhante a um molho.

Os vegetais são primeiro cozidos até ficarem bem macios, depois misturados com outros ingredientes como água, óleo, sal e especiarias até obter uma consistência lisa e cremosa.

  • Aquafaba (líquido de grão-de-bico)

Aquafaba é o líquido do grão de bico em lata.

Ela é um ingrediente conveniente para a fabricação de queijos porque permite que o produto final derreta quando aquecido da mesma forma que o queijo lácteo.

O produto final ainda requer ingredientes de ligação, como ágar-ágar ou carragenina. Outros ingredientes como castanha de caju ou creme de coco ou óleo também estão normalmente envolvidos.

DIVERSOS TIPOS

.
Prato, cheddar, mussarela, brie… É só escolher o que te agrada / ./Getty Images

O queijo vegan vem em quase todas as formas que o queijo tradicional à base de leite:

  • Desfiado: muitas marcas importantes agora oferecem queijo vegano desfiado. Os estilos mussarela e cheddar são provavelmente os mais populares.
  • Queijo cremoso: as opções veganas para queijo cremoso são ótimas para espalhar em bagels e torradas ou usar em molhos cremosos. Como o queijo cremoso tradicional, eles também vêm em uma variedade de sabores. As variedades incluem ricota vegana, brie e camembert.
  • Em blocos e fatiados: as opções veganas para queijos em fatias e em fatias vêm em muitas variedades, incluindo cheddar, gouda defumado, provolone e americano. Eles são mais usados em biscoitos ou sanduíches.
Continua após a publicidade
Publicidade