Como a mastigação adequada pode transformar sua saúde e emagrecimento

E um bônus: não custa nada, viu?

Por Giovana Santos
Atualizado em 21 out 2024, 17h29 - Publicado em 17 set 2024, 18h00
Entenda, segundo estudos, a relação entre comer a noite e ganhar peso
Entenda, segundo estudos, a relação entre comer a noite e ganhar peso (Drazen Zigic/Freepik/Divulgação)
Continua após publicidade

Você é daquelas pessoas que comem bem devagar, apreciando todas as garfadas, ou praticamente engole toda a comida sem nem perceber? Se faz parte do primeiro grupo, saiba que está contribuindo para o emagrecimento, a digestão e até a absorção de nutrientes!

Isso porque cada mastigação conta: o ato de triturar os alimentos com os dentes faz com que eles cheguem em pedacinhos bem pequenos no estômago, o que diminui o trabalho do órgão para digerir a refeição. Resultado? Menos indigestão, gases, azia e até refluxo.

Enquanto isso, o cérebro ganha tempo para enviar sinais de saciedade para o corpo, deixando você satisfeita. Mas sabia que o ideal é mastigar com os dois lados da boca?

Depois de filmar e avaliar 230 jovens com pesos variados durante as refeições, a equipe da dentista Paula Midori Castelo, professora da Universidade Federal de São Paulo, concluiu que a maioria das garotas obesas ou com sobrepeso usa apenas um lado só e, por isso, não tritura adequadamente a comida.

A situação piora quando as pessoas abusam de molhos gordurosos e bebem muito líquido para engolir os alimentos ainda em pedaços. Conclusão: a mastigação errada estimula um consumo maior de calorias, dificulta a absorção dos nutrientes pelo organismo e, com isso, favorece o ganho de peso. Mais uma para você lembrar e colocar em prática!

Continua após a publicidade

Como mastigar melhor? 

No momento das refeições, procure prestar atenção no que está sendo consumido, sentindo o gosto, a textura e o cheiro do alimento.

Apesar de parecer um processo simples na teoria, na prática pode ser mais trabalhoso, principalmente pensando em uma rotina corrida. A dica, então, é colocar um cronômetro a fim de prestar atenção na velocidade com que você está comendo, tentando aumentar gradualmente esse período.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.