Continua após publicidade

Romã: conheça seus nutrientes e benefícios

Cheia de vitaminas e com baixas calorias, a romã pode contribuir com a saúde do coração, do cérebro e muito mais!

Por Ana Paula Ferreira
27 jan 2024, 10h00

Além de ser uma fruta belíssima, a romã é versátil, traz um sabor adocicado em suas pequenas sementes e é rica em fibras, antioxidantes e outras vitaminas e minerais. Com isso, ela é capaz de oferecer uma série de benefícios para a saúde. A seguir, listamos 10 deles!

Tabela nutricional da romã

  • Calorias (valor energético): 70kcal
  • Carboidratos líquidos: 18.38g
  • Carboidratos: 18.88g
  • Proteínas: 0.50g
  • Gorduras totais: 0.00g
  • Gorduras saturadas: 0.00g
  • Fibra alimentar: 0.50g
  • Sódio: 1.25mg

Apesar de terem mais açúcar do que outras frutas (para efeito de comparação, meia xícara de framboesas tem apenas 3 gramas, em comparação com cerca de 12 gramas nas romãs), as romãs são ricas, em fibras que ajudam a retardar a absorção do açúcar na corrente sanguínea.

“Nas últimas décadas, a cultura alimentar nos ensinou a temer o açúcar em todas as suas formas. No entanto, a grande variedade de vitaminas e minerais, bem como as fibras que você obtém das frutas, superam em muito o custo percebido do teor de açúcar ligeiramente mais alto”, explica a nutricionista Abigail Collen à Women’s Health.

Benefícios da romã para a saúde

1

Rica em antioxidantes

As romãs estão repletas de polifenóis (antocianinas, punicalaginas e taninos hidrolisáveis) contendo potentes propriedades antioxidantes que, por sua vez, ajudam a proteger contra os “radicais livres”. Ao trabalhar para eliminar os radicais livres, as romãs ajudam a diminuir os danos celulares e a combater doenças. E veja só: as romãs possuem mais potencial antioxidante do que o vinho tinto ou o chá verde!

Continua após a publicidade
2

Pode ajudar a proteger a saúde do coração

Certos estudos demonstraram que o extrato de romã pode ajudar a reduzir a pressão arterial, reduzindo o LDL (o “mau colesterol”) e aumentando o HDL (o “bom colesterol”). Ao ajudar a reduzir o LDL e aumentar o HDL, as romãs podem ajudar a proteger contra doenças cardiovasculares, também conhecidas como doenças cardíacas.

3

Pode ter algumas propriedades anticancerígenas

Continua após a publicidade

Embora nenhum alimento possa prevenir ou curar definitivamente o câncer apenas com seu próprio consumo, foram realizadas pesquisas promissoras sobre os efeitos do suco, fruta ou extrato de romã nas células do câncer de próstata, bem como no câncer de mama, de pulmão, de cólon e de pele.

4

Ajuda a aumentar a resistência ao exercício

Lembra daqueles polifenóis de que falamos anteriormente? Bem, existem estudos que mostram que a romã em forma de extrato pode ajudar a aumentar a resistência ao exercício, aumentando o “tempo total até à exaustão”. A pesquisa ainda é inicial, mas as primeiras evidências apontam para o fato de que a romã, em certas formas, pode ajudar na resistência ao exercício e na recuperação muscular (semelhante aos efeitos da beterraba).

5
Continua após a publicidade

Mantém a saúde urinária

O estresse oxidativo é um fator de risco para cálculos renais. Diante disso, foi demonstrado em um estudo que o suco de romã, com suas propriedades antioxidantes e efeitos antiinflamatórios, pode ajudar a prevenir a formação de cálculos renais.

6

É cheia de potássio

O potássio desempenha muitas funções no corpo, incluindo facilitar a sinalização nervosa da contração muscular e ajudar a manter a pressão arterial. A romã possui 205mg a cada meia xícara, para sermos mais exato.

Continua após a publicidade
7

Ajuda a melhorar a função cerebral

Dentro da casca e das sementes da romã existe um polifenol antiinflamatório chamado elagitaninos, que influencia nosso eixo intestino-cérebro, segundo uma pesquisa científica. Com isso, as romãs estão sendo estudadas por seus efeitos protetores contra formas comuns de demência, como a doença de Alzheimer.

8

Faz bem ao intestino

Continua após a publicidade

As romãs também apresentam alguns benefícios impressionantes no que diz respeito à saúde digestiva. Além das fibras presentes, o fato de as romãs terem algumas propriedades prebióticas (que alimentam os probióticos, as bactérias boas no intestino) contribui para isso, como apontou um estudo. Os micróbios bons do nosso intestino se beneficiam das fibras e dos polifenóis das romãs como fonte de prebióticos. Como resultado, os micróbios bons florescem, diminuindo a inflamação e melhorando a saúde intestinal.

9

Apoia a imunidade

Ao manter as nossas bactérias intestinais alimentadas, podemos ajudar a melhorar a digestão e até a imunidade. A alta contagem de vitamina C também é ótima: em meia xícara de sementes de romã, você obterá 8,87 mg, o que representa 11,8% da quantidade recomendada para mulheres adultas.

1 0

Alivia dores nas articulações (incluindo artrite)

Sentindo um pouco dolorido e rígido? As romãs podem ajudar. Na forma de extrato, foi demonstrado em uma pesquisa que a fruta ajuda a inibir citocinas inflamatórias (ou pequenas proteínas) que podem contribuir para a osteoartrite e doenças articulares.

1 1

Faz bem para a pele

Pesquisadores brasileiros do Grupo de Estudos de Fitocomplexos e Sinalização Celular observaram como funciona o poder antiaging da romã. “Expostos ao extrato da fruta, os fibroblastos humanos aumentam a produção de colágeno (proteína importante para a firmeza da pele). Além disso, ocorre a proliferação dessas células”, afirma o pesquisador Carlos Oliveira, de São Paulo.

Publicidade