Você conhece o poder do limão? Conceição Trucom, química cientista explica

O livro "O Poder de Cura do Limão" de Conceição Trucom te conta os motivos para inserir a fruta na sua alimentação diária

Por Amanda Ventorin Atualizado em 14 jun 2021, 13h25 - Publicado em 10 jun 2021, 09h00

A fruta coringa da cozinha, que funciona como tempero até ingrediente para doces, possui o gosto perfeito para nunca faltar na lista de compras de ninguém. Foi analisando os benefícios do limão que Conceição Trucom, química, cientista e adepta a um estilo de vida saudável e natural escreveu “O Poder de Cura do Limão”, em 2004 e desde então já vendeu mais de meio milhão de exemplares no Brasil, mostrando os infinitos benefícios que essa fruta azeda e versátil pode trazer.

Agora ,em nova edição lançada pelo selo Academia, a obra faz uso de uma linguagem acessível e objetiva para falar sobre as propriedades do limão a partir de uma visão naturalista, filosófica e científica.

O livro de 249 páginas é dividido em dez capítulos e passa por temas como a origem da fruta e seus tipos, a maneira correta de consumi-las, propriedades médicas, terapias com o limão e receitas de diversas finalidades. Além de explicar para o leitor sobre o organismo humano e os riscos da automedicação e o consumo de bicarbonatos.

Em conversa com a Boa Forma, Conceição falou sobre o processo do livro, sua relação com o limão antes de descobrir seus benefícios e seu estilo de vida.

Conceição Trucon, autora do livro
Conceição Trucon/Divulgação

Quanto tempo levou para você decodificar, quimicamente, as propriedades do limão?

Amar o sabor das frutas cítricas é história antiga. Não tenho fotos, mas era daquelas crianças que chupava laranjas e limões sem fazer cara feia, hehe! Sou graduada em química, formação que me facilita decodificar muitas coisas, e aos poucos fui direcionando parte destes desvendares para os alimentos. Mas é algo meio eterno, que vamos decodificando conforme vamos acessando novas camadas. Mas digamos que como conteudista de sites, escritora e palestrante, atividades que se iniciaram em 1998, o limão foi o primeiro a me encantar e levar para destaques por onde passava. Escrevi as primeiras brochuras sobre ele em 2000, que virou cartilhas, que ia ampliando, até virar livro em 2003. Com mais de meio milhão de cópias vendidas, virou best seller. Contudo, sigo estudando, desvendando seus mistérios alquímicos e novas receitas vão transbordando…

Qual era sua relação com o limão antes do conhecimento de suas propriedades?

Digamos que desde criança sempre fui muito frugal: amo frutas e necessariamente as de sabor ácido. Desde limões e groselhas, até às variedades mais ácidas de maçãs, mangas e bananas.Nasci com dificuldades de me encaixar no modelo pão com manteiga e café, feijão com arroz e carne. Daí quando meus pais não sabiam mais o que fazer, corriam para as frutas que eram meus objetos de desejo: uvas, mangas, cajás…E quando a fruta não era das mais ácidas, como abacates e mamões, eu espremia limão para ficar atraída e saciada!

Você acredita que a natureza fornece tudo o que precisamos para sermos saudáveis? Como foi a sua experiência de entrar em contato com esse universo mais natural?

Pelas respostas acima meus instintos pelo natural eram muito aflorados. Sim, toda criança assim nasce ou deveria nascer. Mas ela precisa ter espaços de aprendizado e referências. Neste caso tive muitos de meu avô e pais. Com dificuldades, claro… Porque nossos educadores buscam fazer o melhor perante a sociedade, mas precisam estudar e escutar seus filhos, alunos e pacientes. Pergunta difícil e fácil de responder. Difícil porque nossos instintos de conexão com a natureza foram aos poucos sendo desligados pelos centros urbanos, alimentos ultra processados, aditivados, mascarados, mega açucarados ou salgados. Embalados, etc…Fácil porque basta um desejar (próprio e familiar) de reativar estas conexões. Nos meus livros, textos e palestras sugiro (e rogo) que TODOS procurem conhecer o cinturão verde de suas cidades. Os produtores de agricultura familiar. Conheçam e pratiquem o LOCAVORISMO que são os alimentos de ‘curta distância’, educando e educando-se quanto à pratica de um estilo de vida que nutri e torna saudável a TODOS: seres humanos, animais, fauna e flora, lençóis freáticos, ar e planeta. 

Continua após a publicidade

Quais mudanças (ou novas informações) o leitor pode esperar desse relançamento? 

Esta nova edição chegou com muitos AXÉS. Primeiro plasticamente falando, com capa e imagens salivantes, como o limão em primeira instância nos instiga: digerir é preciso! Mas foram alguns anos desde a última edição, durante os quais segui estudando, escrevendo e palestrando sobre o limão e universo dos sabores e saberes envolvidos com eles.Muitas receitas que nasceram e transbordaram nesta edição, que classifico de absolutamente MADURA, com a Planeta – selo Academia.

O quanto ” O poder de cura do Limão” significa para você?

Bah! A realização como química e como alquimista, transformação em muito proporcionada por este ‘Poder de Cura’, que nos tira do literal e nos coloca no universo da Metafísica, FitoEnergética, EcoMedicina e Sautogênese (gênese da saúde). Muita gratidão. Uma sugestão final? Experimente um dia passar uns 30 minutinhos embaixo de um limoeiro. Se puder, tire uma soneca!

 

 

 

Livro: O poder de cura do Limão

O Poder de Cura do Limão

 Compre aqui

Continua após a publicidade
Publicidade