O que é Maca Peruana?

Infertilidade, diabetes, menopausa... Esses são alguns (dos muitos) problemas que podem ser minimizados com esse alimento

Por Amanda Ventorin Atualizado em 15 jun 2021, 13h37 - Publicado em 16 jun 2021, 09h00

Com relatos de seu uso datado de 2000 anos pelo povo Inca, a raiz da Maca Peruana  é fonte dos benefícios principais, o que caracteriza a maca como um “superalimento”, pois é funcional. Esse tubérculo possui diversos benefícios, o que faz com que seu uso seja indicado e incentivado em diversos casos, desde desfunção erétil até diabetes.

BENEFÍCIOS DA MACA PERUANA

Originalmente dos Andes do Peru, a Maca Peruana possui aminoácidos, cálcio, ferro, gorduras essenciais, carboidratos, fibras, magnésio, fósforo, vitaminas e zinco. É também, rica em compostos bioativos, que possuem ação antioxidante que neutraliza os radicais livres prejudiciais à saúde e, especialmente, à fertilidade, por estimular a produção de sêmen e a movimentação dos espermatozoides.

Segundo a nutróloga Fernanda Cortez, a maca peruana pode ajudar no controle de liberação da glicose no nosso organismo por conta das suas fibras, sendo indicado para quem possuiu diabetes tipo 2.

Por ser rica em fibras, ela também ajuda na sensação de saciedade, sendo uma ótima aliada no emagrecimento.

Além disso, ela ajuda a diminuir os sintomas da menopausa e a regularizar níveis hormonais. “Por conter fitoesterol, uma substância gordurosa semelhante ao colesterol que compete com o colesterol da dieta e diminui sua absorção intestinal, a maca também é capaz de auxiliar na redução do LDL, o colesterol ruim”, completa Natalia Barros nutricionista especialista em saúde feminina.

A maca peruana pode ser consumida todos os dias por meio de cápsulas ou em pó, adicionada a frutas ou receitas. Mas apesar de seus incontáveis benefícios, é preciso consultar um médico antes de iniciar seu uso, pois há certas contraindicações. Mulheres grávidas ou  amamentando devem evitar seu consumo pois, segundo Natalia, não existem dados que assegurem o consumo. “Pessoas com qualquer doença hormônio sensível (câncer, endometriose, SOP, fibrose uterina…) também devem evitar”.

RECEITA DE Smoothie com Maca Peruana

Natalia Barros dá dica de receita deliciosa com a Maca Peruana

Ingredientes:
1 punhado de espinafre
1 col (chá) de maca
1 ou 2 tâmaras
1 banana
Leite vegetal ou água (quantidade até ficar na consistência desejada)

Continua após a publicidade

Modo de preparo
Após colocar todos os ingredientes no liquidificador, bata até alcançar a consistência desejada.

 

maca peruana em cápsulas

Maca Peruana Premium 1000mg 60 cápsulas

Compre aqui

 

Maca peruana em pó

Maca Peruana em pó 150g

      Compre aqui 

Continua após a publicidade
Publicidade