Alimentos energéticos: 5 opções de pré-treino sem cafeína

Veja quais são as melhores opções sem essa substância para ter estímulos físicos e mentais nas atividades físicas

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 15 abr 2025, 10h21 - Publicado em 14 abr 2025, 18h00
Confira alimentos que podem agir como um pré-treino sem cafeína
Confira alimentos que podem agir como um pré-treino sem cafeína  (drobotdean/Freepik)
Continua após publicidade

Apesar de a cafeína ser um dos componentes mais populares entre suplementos estimulantes, são muitas as pessoas que buscam opções de pré-treino sem cafeína devido a alguns efeitos causados por ela como taquicardia, ansiedade ou insônia.

A boa notícia é que evitar essa substância não significa abrir mão de um bom pré-treino. Para quem prefere evitar esse ingrediente, há alternativas naturais que também oferecem estímulos físicos e mentais para a prática de atividades físicas. A seguir, você confere quais são eles!

Pré-treino sem cafeína

1

Cacau

Rico em teobromina, um composto semelhante à cafeína, o cacau estimula o sistema nervoso central de forma mais suave, podendo aumentar o estado de alerta e melhorar o desempenho físico. Segundo uma revisão publicada no Journal of Nutritional Biochemistry, a teobromina tem efeito vasodilatador, melhora o fluxo sanguíneo e pode beneficiar a performance esportiva.

Continua após a publicidade

2

2

Gengibre

Além dos conhecidos benefícios anti-inflamatórios, o gengibre também pode ter efeitos estimulantes leves. Um estudo com atletas demonstrou que o consumo de gengibre aumentou a potência muscular e reduziu a percepção de esforço.

Continua após a publicidade
3

 

 

Chá verde descafeinado

Mesmo com baixo teor de cafeína, o chá verde contém L-teanina e catequinas que têm ação sobre o foco e o metabolismo. A combinação pode contribuir para maior clareza mental e melhora na mobilização de ácidos graxos durante o exercício. Estudo publicado na American Journal of Clinical Nutrition apontou que a suplementação com extrato de chá verde aumentou a oxidação de gordura durante exercícios moderados.

4

 

 

Beterraba

Continua após a publicidade

Fonte de nitratos naturais, a beterraba aumenta a biodisponibilidade de óxido nítrico, melhorando o fluxo sanguíneo, a oxigenação muscular e a resistência. Uma meta-análise publicada no Nutrients mostrou que a suplementação com suco de beterraba melhora o desempenho em atividades aeróbicas, especialmente entre atletas recreacionais.

5

 

 

Guaraná descafeinado

Embora o guaraná seja rico em cafeína, há extratos padronizados com baixo teor do estimulante que ainda oferecem compostos como saponinas e taninos com efeito energizante suave. Em um estudo com extrato de guaraná com baixo teor de cafeína, participantes apresentaram melhora na memória e tempo de reação, indicando potencial efeito sobre o estado de alerta.

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.