Semente de abóbora: conheça 11 benefícios do consumo

Segundo estudos científicos, o alimento é ótimo para a saúde, incluindo melhoria da fertilidade, melhor saúde cardíaca e melhor controle do açúcar no sangue

Por Larissa Serpa
Atualizado em 21 out 2024, 16h31 - Publicado em 10 dez 2023, 11h49
saco com semente de abóbora sendo derrubadas na mesa
 (jcomp/Freepik)
Continua após publicidade

As sementes de abóbora podem ser pequenas, mas estão repletas de nutrientes valiosos.

Comer apenas uma pequena quantidade delas pode fornecer uma quantidade substancial de gorduras saudáveis, magnésio e zinco.

Por causa disso, as sementes de abóbora têm sido associadas a vários benefícios à saúde, incluindo melhora da saúde do coração, da próstata e proteção contra certos tipos de câncer.

Além do mais, essas sementes podem ser facilmente incorporadas à sua dieta.

Aqui estão os 11 principais benefícios para a saúde das sementes de abóbora, apoiados pela ciência.

1. Cheio de nutrientes valiosos

28 gramas (g), de sementes de abóbora sem casca tem cerca de 160 calorias, que vêm principalmente de gordura e proteína:

Continua após a publicidade
  • Carboidratos: 3g
  • Proteína: 8,6g
  • Gordura: 14g
  • Fibra: 1,7g
  • Manganês: 56% do valor diário (VD)
  • Cobre: 42% do VD
  • Magnésio: 40% do VD
  • Fósforo: 28% do VD
  • Zinco: 20% do VD
  • Ferro: 14% do VD

Além dos nutrientes listados acima, as sementes de abóbora também contêm alguns antioxidantes e pequenas quantidades de potássio, riboflavina e folato.

2. Rico em antioxidantes

As sementes de abóbora são ricas em antioxidantes como flavonóides e ácidos fenólicos. Eles também contêm pequenas quantidades de vitamina E e carotenóides.

Os antioxidantes podem reduzir a inflamação e proteger as células dos radicais livres nocivos. Por esta razão, consumir alimentos ricos em antioxidantes pode ajudar a proteger contra muitas doenças.

Continua após a publicidade

Num estudo antigo, o óleo de semente de abóbora reduziu a inflamação em ratos com artrite sem efeitos secundários, enquanto os animais que receberam um medicamento anti-inflamatório apresentaram efeitos adversos.

3. Ligado a um risco reduzido de certos tipos de câncer

Algumas pesquisas sugerem que as sementes de abóbora podem conter compostos vegetais que podem ajudar a proteger contra o crescimento do câncer.

Um estudo observacional de 2012 descobriu que comer sementes de abóbora estava associado a um risco reduzido de câncer de mama em mulheres na pós-menopausa.

Outros estudos mais antigos sugerem que as lignanas nas sementes de abóbora podem desempenhar um papel fundamental na prevenção e tratamento do câncer de mama.

Continua após a publicidade

4. Melhorar a saúde da próstata e da bexiga

As sementes de abóbora podem ajudar a aliviar os sintomas da hiperplasia prostática benigna (HPB), uma condição na qual a próstata aumenta, causando problemas ao urinar.

Num estudo de 2021, o consumo de óleo de semente de abóbora foi capaz de reduzir os sintomas e melhorar a qualidade de vida em 73 pessoas com HBP. Além disso, embora o óleo de semente de abóbora não tenha sido tão eficaz quanto um medicamento prescrito, foi associado a menos efeitos colaterais negativos.

Outras pesquisas sugerem que tomar sementes de abóbora ou seus produtos como suplementos pode ajudar a tratar os sintomas de bexiga hiperativa.

5. Muito rico em magnésio

As sementes de abóbora são uma das melhores fontes naturais de magnésio, um mineral que muitas vezes falta na dieta de muitas populações ocidentais.

O magnésio é necessário para mais de 600 reações químicas em seu corpo. Níveis adequados de magnésio também são importantes para:

Continua após a publicidade
  • controlar a pressão arterial
  • reduzir o risco de doenças cardíacas
  • formar e manter ossos saudáveis
  • regular o nível de açúcar no sangue

6. Pode melhorar a saúde do coração

Os nutrientes das sementes de abóbora podem ajudar a manter o coração saudável, reduzindo a pressão arterial e aumentando o colesterol bom.

Continua após a publicidade

7. Pode reduzir os níveis de açúcar no sangue

Alguns estudos mais antigos em animais mostraram que abóbora, sementes de abóbora, sementes de abóbora em pó e suco de abóbora podem reduzir o açúcar no sangue.

Um estudo em adultos saudáveis descobriu que aqueles que consumiram refeições contendo 65 g (cerca de 2 onças) de sementes de abóbora apresentaram níveis mais baixos de açúcar no sangue após uma refeição rica em carboidratos.

8. Rico em fibras

As sementes de abóbora são uma ótima fonte de fibra alimentar. Na verdade, as sementes sem casca fornecem 1,7 g de fibra em uma única porção de 28 g.

Uma dieta rica em fibras pode promover uma boa saúde digestiva.

9. Pode melhorar a qualidade do esperma

Baixos níveis de zinco estão associados à redução da qualidade do esperma e a um risco aumentado de infertilidade em homens.

O alto teor de zinco das sementes de abóbora pode ajudar a melhorar a qualidade do esperma e a fertilidade masculina.

10. Pode ajudar a melhorar o sono

Se você tiver problemas para dormir, você pode comer algumas sementes de abóbora antes de ir para cama. Eles são uma fonte natural de triptofano, um aminoácido que pode ajudar a promover o sono.

As sementes de abóbora também são uma excelente fonte de magnésio. Níveis adequados de magnésio também foram associados a um sono melhor, de acordo com alguns estudos observacionais.

11. Fácil de adicionar à sua dieta

Em muitos países, elas são um lanche popular que pode ser consumido cru ou assado e salgado ou sem sal.

Além de comê-las sozinhas, você pode adicioná-los a smoothies, iogurte grego e fruteiras.

Você pode incorporá-los nas refeições, polvilhando-os em saladas, sopas ou cereais. Algumas pessoas usam sementes de abóbora na panificação, como ingrediente para pães e bolos doces ou salgados.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.