Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Déficit calórico: conheça 6 sinais que indicam riscos à sua saúde

Sem orientação profissional, ele pode te trazer alguns sintomas prejudiciais à sua saúde física e mental

Por Maraísa Bueno
17 nov 2025, 16h00 • Atualizado em 24 nov 2025, 14h16
Déficit calórico sem orientação profissional pode ser prejudicial à sua saúde física e mental
Déficit calórico sem orientação profissional pode ser prejudicial à sua saúde física e mental (freepik/Freepik)
Continua após publicidade
  • O déficit calórico é quando o gasto calórico do dia é maior do que as calorias consumidas. Para quem está em um processo de emagrecimento, ele é uma opção – sendo sempre indicada por um profissional – que pode agilizar a diminuição da gordura corporal. 

    Ou seja, o déficit calórico ocorre quando a ingestão calórica é menor do que o gasto energético. “Ele pode ser atingido com qualquer padrão alimentar, inclusive com refeições frequentes. É o único fator indispensável para perda de gordura corporal”, diz a Médica nutróloga, Mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Medicina da PUCPR, Diretora da Associação Brasileira de Nutrologia e Docente do Curso Nacional de Nutrologia da ABRAN, Dra. Marcella Garcez.

    O déficit calórico deve ser realizado sempre com a ajuda de um profissional, pois, fazendo sem essa orientação, é possível ter alguns sinais ruins em seu corpo. Pensando nisso, Boa Forma conversou com Elaine Moreira,  nutricionista da Linea Alimentos, que listou a seguir 6 sinais (físicos e mentais) de que você está em déficit calórico:

    3 Sinais físicos de déficit calórico

    • Aumento da sensação de fome: O corpo envia sinais claros de que o horário da próxima refeição não será suficiente para suprir a necessidade energética atual, levando a uma fome antecipada (“barriga roncando”).
    • Hálito cetônico: Quando há redução calórica, o organismo começa a oxidar gordura para usá-la como fonte de energia. Esse processo libera corpos cetônicos que são exalados pelo hálito.
    • Perda de energia | Fraqueza: A falta de energia impede que o músculo responda, podendo levar a uma perda de força, como sentir que não consegue mais fazer a próxima série de exercícios na academia.

    3 Sinais Emocionais/Cognitivos de Déficit Calórico

    • Irritabilidade: O cérebro usa glicose preferencialmente. Quando a glicemia baixa devido ao déficit, o cérebro “reage” e o organismo libera cortisol (hormônio do estresse), o que leva à irritabilidade.
    • Desânimo/Mal-estar: É um sinal de falta de energia, podendo se manifestar como falta de vontade de sair da cama ou uma sensação de que as tarefas são “muito chatas” ou negativas.
    • Perda de concentração: Ocorre porque está faltando nutriente para o cérebro funcionar de forma adequada, dificultando a capacidade de focar.

    Atividades físicas x Déficit Calórico

    Dra. Marcella trouxe como o déficit calórico, sendo auxiliado por um profissional, atua também de acordo com a atividade física. Veja a seguir: 

    Continua após a publicidade

    Corrida e atividades de alta intensidade, HIIT, endurance:

        • O déficit calórico deve ser controlado, para não comprometer performance ou recuperação.

    Para corredores, treinar alimentado, ou com reposição intra-treino, geralmente melhora desempenho.

    Continua após a publicidade

    Musculação e força:

        • O déficit calórico moderado, com ingestão proteica adequada, preserva massa muscular durante o emagrecimento.

    Continua após a publicidade

    Acompanhe o nosso WhatsApp

    Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.