Suco de cranberry ajuda mesmo a prevenir infecções urinárias?

Descobrimos porque o suco de cranberry pode ser um tratamento para infecções: a sua ação bactericida ajuda a manter o trato urinário saudável

Por Marcela De Mingo Atualizado em 2 mar 2022, 15h16 - Publicado em 13 mar 2022, 08h00

Você já deve ter ouvido essa sabedoria popular por aí: se você sofre de infecções urinárias frequentes, precisa tomar suco de cranberry. É por conta desse senso comum que hoje vamos, justamente, entender melhor porque se fala tanto dessa frutinha para cuidar dos rins. 

O QUE É CRANBERRY?

Para começo de conversa, vamos entender o que é essencial: o cranberry é uma fruta vermelha típica da América do Norte, muito rica em antioxidantes e com ação bactericida. 

Segundo Andrea Maciel Arantes, nutricionista especialista em Cuidados Integrativos pela Unifesp, por ser uma fruta típica do norte do continente, ela não é muito encontrada na sua forma natural aqui no Brasil – o mais fácil é acharmos a sua versão em suco, como fruta seca ou em pó, já que a plantação não funciona bem por conta do clima do país. 

“Nutricionalmente o suco é melhor do que a fruta, mas é importante escolher sucos naturais que conferem os benefícios integrais dessa fruta”, explica.  

CRANBERRY VS. INFECÇÕES URINÁRIAS

Alguns parágrafos acima falamos como uma das funções dessa frutinha é o efeito bactericida. Isso significa que, quando passa pelo sistema digestivo e chega ao rins, impede que bactérias se alojem no trato urinário, evitando, dessa forma, as temidas infecções. 

“Como toda fruta vermelha, o cranbery é rico em antioxidantes e em vitamina C, por isso, pode diminuir processos inflamatórios e infecciosos”, continua a nutricionista. 

Com esse objetivo, fica fácil entender porque colocar mais suco de cranberry na alimentação, certo? Inclusive, é possível consumi-lo semanalmente, já que é também uma ótima fonte de vitamina C – mas tudo isso, claro, sem exageros. “O equilíbrio faz parte da boa nutrição”, diz a profissional. 

Continua após a publicidade

Publicidade