9 maiores tendências de alimentação de 2025
de sabores específicos a formas de fabricação, veja aqui o que vai chegar no seu prato

Prever as tendências de alimentação do ano costumava ser uma tarefa mais simples. Agora, com a alimentação se tornando cada vez mais global, inovações culinárias se desenvolvendo na velocidade da luz, mídias sociais pesando, chefs se sentindo mais capacitados para quebrar regras tradicionais — ou para se aprofundar em suas raízes culturais — é mais difícil saber por onde começar.
Mas, com base em pesquisas de tendências, opiniões de especialistas e nosso olhar no que está surgindo de novo, eis aqui as maiores tendências de alimentação de 2025.
1.Sabores asiáticos

Parece um pouco bobo dizer que a culinária asiática está em ascensão, já que a categoria é enorme e existe há milênios. Mas o número crescente de mercados, restaurantes, ingredientes e alimentos preparados asiáticos (em particular do Sudeste Asiático) é dramático e está influenciando todos os tipos de culinária.
Gochujang, sambal, yuzu, calamansi, matcha e kimchi (para citar apenas alguns) aparecem cada vez mais em embalagens e cardápios. Há sushi, churrasco, ramen, bulgogi. E bolinhos asiáticos estão proliferando nos corredores de alimentos congelados.
2. Paladar global
Os clientes estão procurando uma mistura de autenticidade e conveniência, diz Leana Salama da Specialty Foods Association, uma associação comercial sem fins lucrativos que representa mais de 3.600 empresas no mundo todo.
Depois da COVID, ela diz, quando as pessoas começaram a viajar novamente, elas voltaram de viagens querendo recriar os sabores tradicionais que haviam provado.
Isso levou a muitos desdobramentos exclusivos de lanches mais autênticos de todos os lugares. Além da Ásia, outras áreas de influência culinária importantes são a América do Sul e Central.
3. Quanto mais picante, melhor

Nosso amor por pimentas continua. Em 2025, será menos sobre quanta picância você pode suportar e mais sobre explorar as nuances do sabor.
Pode esperar pimentas em tudo, de chocolate a queijo.
4. Cogumelos par o humor
A filosofia “comida é remédio” evoluiu. As pessoas estão pensando mais sobre quais alimentos melhorarão seu humor ou sua saúde, e menos sobre o que evitar.
Bebidas não alcoólicas continuam a enfatizar diferentes sabores, adaptógenos e ingredientes “funcionais”, como o cogumelo.
Cogumelos funcionais também estão aparecendo em lanches, chás e no seu café.
5. Algas marinhas
As algas marinhas estão “pegando fogo”, tornando-se mais prevalentes em lanches e outras categorias de alimentos. Elas são apresentadas como tendo benefícios à saúde e sustentabilidade. Com seu forte sabor umami, podem ser um lanche independente ou usados como ingrediente, um aroma para nozes, em kits de refogados, pratos de arroz e muito mais.
Outra planta aquática que está saindo do corredor de suplementos para os corredores de alimentos, em bebidas em particular, é o musgo marinho.
6. Crocante é a textura do momento

Salgadinhos crocantes e salgados são uma categoria crescente. E o crocante pistache parece ser a noz do momento. É só lembrar do natal e dos panetones, massas, lattes, pastas e croissants com a crocância do pistache.
7. Proteína adicionada
A “proteinização” dos alimentos veio para ficar. Os fabricantes estão encontrando maneiras novas e inovadoras de colocar mais proteína nos alimentos.
8. Sustentabilidade
Uma tendência que não é novidade nas listas de tendências. Mas, cada vez mais, os consumidores querem saber como seus mantimentos foram cultivados, criados, colhidos e produzidos, dizem varejistas e donos de restaurantes.
A atenção à embalagem e os esforços para reduzir o desperdício de alimentos estão crescendo. As empresas estão se tornando mais transparentes sobre o fornecimento e a fabricação em resposta à demanda do cliente.
9. Frutas e vegetais incomuns

Variedades inovadoras de frutas e vegetais provaram ser super populares entre os consumidores no ano passado. Este ano, prevemos que variedades incomuns e especiais farão um sucesso ainda maior.
Pense em kiwis de polpa vermelha (com um sabor parecido com morango e uma polpa vermelha distinta) e ameixas Flavorking (elas têm gosto de chiclete).