Continua após publicidade

As 10 maiores tendências de alimentação para 2024

Você vai ver muito desses alimentos nas prateleiras e em receitas pelas redes sociais

Por Larissa Serpa
8 jan 2024, 08h42

A Whole Foods Market Inc. é uma rede de supermercados multinacional e internacional que comercializa produtos naturais, orgânicos ou sem conservantes, sabores, cores e gorduras artificais. É a maior rede do gênero e inspirou o surgimento de outras empresas no mundo como a Mundo Verde e Eataly.

Sendo uma grande autoridade na venda de produtos saudáveis, não é à toa que o mundo olha para ela quando vai falar de tendências de alimentação. Em 2023, eles anteciparam corretamente tendências como tâmaras, óleo de abacate e receitas retrô como populares, então a lista de 2024 indica ser o início das próximas grande modas alimentares.

De combinações inesperadas de sabores a uma abundância de alimentos vegetais, aqui estão as 10 tendências a serem observadas este ano, de acordo com o Conselho de Tendências do Whole Foods Market.

1. Alimentos à base de poucos ingredientes

Leite vegetal
(Roxiller/Thinkstock/Getty Images)

Todos nós queremos mais opções, mas longas listas de ingredientes na tabela de nossos produtos favoritos podem ser confusas e cansativas – e é difícil dizer se todos eles são saudáveis.

Para 2024, a previsão é de alimentos feitos de forma simples, com destaque para ingredientes vegetais, como o leite de amêndoa feito com apenas dois ingredientes.

Continua após a publicidade

2. Cacau (sem ser no chocolate)

Chocolate em barra e cacau em pó
(picmax13/Thinkstock/Getty Images)

As sementes de cacau se transformam em uma das mais deliciosas criações alimentares: o chocolate. Mas é hora de o cacau brilhar sozinho em novos produtos que apresentam diferentes formas de destacar o grão do cacau.

Pense em água de cacau, cacau seco e, claro, grãos de cacau com cobertura de chocolate.

3. Trigo sarraceno

bebidas vegetais - Trigo espelta
(Karisssa/Thinkstock/Getty Images)

O trigo sarraceno não será apenas um ingrediente de tendência, de acordo com a Whole Foods, mas também traz incríveis benefícios à saúde.

Continua após a publicidade

É uma semente antiinflamatória e sem glúten, rica em proteínas e fibras, o que a torna um ótimo complemento para sua despensa.

4. Frutos do mar à base de plantas

saucing vegan scallops

A pesquisa também prevê um aumento esperado nas alternativas de peixe e outros frutos do mar à base de plantas em 2024.

Eles estarão disponíveis para compra mas também dá pra fazer o seu em casa, como nesse receita de ostra vegana:

Continua após a publicidade

Ingredientes

  • 6 cogumelos ostra grandes
  • 1 xícara de caldo sem galinha
  • ½ xícara de vinho branco seco
  • 1 pedaço (15cm) de alga dulse ou kombu
  • 2 colheres de chá de pasta de missô branco
  • 2 colheres de chá de molho de soja
  • 1 colher de chá de xarope de bordo puro
  • 1 colher de chá de molho inglês vegano
  • Pitada de sal
  • 2 colheres de chá de óleo de gergelim

Instruções

Corte os caules dos cogumelos transversalmente em pedaços de 2,5 cm – você deve ter pelo menos 16 pedaços no total. (Reserve os topos do cogumelo para outro uso.) Usando uma faca afiada, faça um corte superficial em ambos os lados.

Bata o caldo, o vinho, as algas marinhas, o missô, o molho de soja, o xarope de bordo e o molho inglês em uma panela pequena. Aqueça em fogo médio, mexendo ocasionalmente, até que o missô se dissolva, 1 a 2 minutos. Adicione os cogumelos e reduza o fogo para manter o fogo brando. Cozinhe, mexendo ocasionalmente, por 30 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar, mexendo de vez em quando, por 1 hora.

Usando uma escumadeira, transfira os cogumelos para um prato forrado com papel toalha e seque. Polvilhe com sal.

Aqueça o óleo em uma frigideira antiaderente em fogo médio-alto. Adicione os cogumelos e cozinhe, virando uma vez, até dourar dos dois lados, cerca de 3 minutos no total. Sirva as “ostras” de cogumelos com o molho.

5. Produtos para economizar água

Azeite de oliva
(dulezidar/Thinkstock/Getty Images)

Produtos de autocuidado e de limpeza doméstica que utilizam pouca água são mais comuns no mercado, e espera-se que isso inclua também alimentos que promovem os seus esforços para conservar a água durante o processo de fabricação.

Continua após a publicidade

Desde arroz basmati a azeite extra-virgem, estamos entusiasmados por ver mais marcas apoiarem esforços sustentáveis para uma produção com menos desperdício de água.

 

6. Picante com um toque especial

Entenda quais são os efeitos da pimenta na digestão
(Wayhomestudio/Freepik)

Os alimentos “swicy” — doces e picantes — estão em alta em 2024, desde sobremesas picantes até frutas com um toque de temperos.

Esse perfil de sabor está se expandindo para todas as refeições do dia, então prepare-se para preparar salmão doce e almôndegas com cobertura de ameixa picante.

7. Macarrão Instantâneo elevado

miojo engorda
(./Freepik)

Talvez você sinta que é um retrocesso aos seus tempos de faculdade, mas prepare-se para o aumento das vendas de macarrão instantâneo em breve.

Continua após a publicidade

À medida que os mantimentos ficam mais caros, preparar um pacote simples de macarrão instantâneo com vegetais frescos e temperos é uma maneira rápida, fácil e econômica de colocar o jantar na mesa.

Para se inspirar, confira aqui como deixar seu miojo mais saudável.

8. Guloseimas econômicas

Veja como fazer o doce proteico com tâmara, morango e chocolate
(Monica Wagner/Mahta/Divulgação)

Se você adora comer algo doce depois do jantar, então você está com sorte: pequenas guloseimas por um preço mais baixo estão na lista de possíveis tendências da Whole Foods. Não estamos surpresos, pois receitas fáceis de sobremesas estavam na moda no ano passado, como tâmaras com cobertura de chocolate e pastilhas de limão.

Esteja você procurando guloseimas pré-embaladas ou sobremesas super rápidas para fazer em casa, 2024 é o seu ano para doces simples.

9. Produtos para a saúde da mulher

suplementos alimentares ganham nova regulamentação pela anvisa
(brianbalster/Thinkstock/Getty Images)

Para as indústrias focadas na saúde, a saúde da mulher é uma prioridade no início do novo ano.

Embora muitos suplementos (como multivitaminas) estejam listados como parte desta tendência, é importante conversar com seu médico antes de tomar qualquer suplemento regularmente, para ter certeza de que é a escolha certa para você e seu estilo de vida.

 

10. O novo café

jhg
(Freepik/Divulgação)

Estamos cientes da tendência do café com cogumelos, mas adicionar ingredientes nutritivos ao café ou às bebidas energéticas só vai ficar mais na moda, de acordo com a Whole Foods.

Estamos falando de chá verde prebiótico, água com gás rica em l-teanina e muito mais.

 

Publicidade