Continua após publicidade

Chocolate dá sensação de bem-estar, mas por quê? Ciência dá 5 razões

Existem comprovações científicas para explicar por que o chocolate dá sensação de bem-estar. Confira quais são elas!

Por Ana Paula Ferreira
21 set 2023, 10h00

Quem é “chocólatra” sabe bem que o chocolate dá sensação de bem-estar. Esse, inclusive, pode ser um dos motivos pelos quais esse doce é tão amado por tanta gente.

Mas, afinal, por que ele tem esse efeito? A resposta está nos notáveis atributos químicos dele. A seguir, explicamos por que o chocolate não é apenas delicioso, é também uma maravilha natural para o cérebro.

Por que o chocolate dá sensação de bem-estar

1

 

Feniletilamina

Continua após a publicidade

A primeira na lista das qualidades mágicas do chocolate é a feniletilamina, uma substância química que seu cérebro libera quando você está apaixonado.

A feniletilamina desencadeia a liberação de endorfinas e aumenta a atividade da dopamina e da serotonina. Tomado sozinho como suplemento – geralmente proveniente de algas –, esse composto é considerado um potente antidepressivo.

2

Teobromina

Continua após a publicidade

Um estimulante que aumenta a frequência cardíaca, a teobromina não é exclusiva do chocolate, mas o único outro alimento com quantidade semelhante, as sementes de macambo, nunca ganhou popularidade.

Semelhante à cafeína, a teobromina bloqueia os receptores de adenosina, que evita que você se canse. Além disso, a substância tem um efeito mais longo que o da cafeína portanto, mesmo que você sinta menos energia do que com ela, você ficará ativo por mais tempo.

3

Magnésio

Continua após a publicidade

Querer chocolate durante a TPM, antes da menstruação, não é um desejo alimentar, mas sim uma necessidade corporal legítima. Isso porque o chocolate contém magnésio calmante e relaxante – que além de reduzir a ansiedade também ajuda com as cólicas. Para o alívio delas, inclusive, o magnésio combina melhor com a vitamina B65.

4

Cafeína

Cerca de 28 gramas de chocolate amargo contém uma média de 24mg de cafeína. É claro que isso não é equivalente a uma dose de café expresso ou a uma xícara de café, que contém cerca de 80 a 100mg, mas é o suficiente para obter um pouco de energia, especialmente por ser combinada com teobromina, outro estimulante.

Continua após a publicidade

Como a absorção da cafeína é retardada no organismo pela gordura, que não falta no chocolate graças à quantidade de manteiga de cacau em algumas versões, esse efeito é ainda mais suave e suave.

5

Polifenóis

Alimentos ricos em polifenóis, que são uma espécie de antioxidante, estão associados à melhora do humor. Esses antioxidantes têm efeito neuroprotetor no cérebro , auxiliando na prevenção de distúrbios cognitivos e psiquiátricos.

Continua após a publicidade

Um estudo observou que “tem sido dada considerável atenção aos polifenóis botânicos e fitoterápicos encontrados em alimentos e suplementos dietéticos, pois são relativamente baratos, têm menos efeitos colaterais percebidos do que muitos produtos farmacêuticos e não são invasivos em comparação com outras formas de tratamento”.

O teor de polifenóis no chocolate varia de acordo com a origem dos grãos de cacau, mas todo chocolate contém esses valiosos antioxidantes.

5 opções de chocolate

 

Chocolate Lacta Intense 60%

.

Chocolate Lacta Intense 60% cacau original, barra de 85g.

Chocolate Lindt Classic amargo

.

Chocolate Lindt Classic amargo. Barra de 100g.

Chocolate Milka meio amargo

.

Chocolate Milka meio amargo Extra Cocoa. Barra de 100g.

Vitao Choc Zero 70% amargo

.

Vitao Choc Zero 70% Amargo. Barra de 22g.

Chocolate zero açúcar com crispy de quinoa

.

Chocolate GoldKo ao leite, com crispy de quinoa e zero adição de açúcares. Barra de 80g.

Publicidade