Termogênicos: entenda como funciona e veja 3 benefícios para quem treina
Profissional traz as dicas e explicações!
São muitas as dúvidas quando o assunto é consumo de termogênicos. Eles, que são conhecidos como “queimadores de gordura”, são responsáveis por estimular a produção de calor do corpo, acelerando o metabolismo e favorecendo a queima de gorduras corporais.
Nos últimos anos, os termogênicos vêm ganhando espaço na rotina de treinos, principalmente para quem busca auxílio no processo de emagrecimento. Por acelerar o metabolismo do corpo, o suplemento age no aumento do gasto calórico sem provocar danos à saúde.
“Os termogênicos intensificam o que chamamos de termogênese, que se refere a geração de calor no corpo. Esse processo faz com que o organismo precise gastar mais energia para manter suas funções vitais e favorece a queima de gorduras de forma rápida”, afirma a nutricionista da Soldiers Nutrition, Sandra Garcia.
Vale ressaltar que o consumo de termogênicos sem uma rotina disciplinada de atividades físicas e uma alimentação saudável não provoca a perda de peso, além de ser indispensável o acompanhamento com uma profissional.
A profissional listou a seguir três vantagens do consumo de termogênicos para quem treina.
1Auxílio no processo de emagrecimento
O grande atrativo dos termogênicos é contribuir para a perda de gordura corporal e o controle de peso a longo prazo. Ao consumi-lo da forma correta, o corpo passa a queimar mais calorias mesmo em repouso, o que torna o metabolismo mais eficiente.
“Para quem busca emagrecer, o uso do termogênico deve ser visto como um apoio estratégico dentro de um plano alimentar equilibrado. Apesar de auxiliar na queima de gordura e no controle do peso, seus resultados são potencializados quando somados a uma rotina saudável, com boa alimentação e prática regular de atividade física”, aconselha a profissional.
Aumento de foco e disposição
Para além do emagrecimento, outro benefício no consumo do suplemento é o aumento do foco e da disposição durante os treinos. A presença de estimulantes naturais, como a cafeína, ajuda a reduzir a sensação de fadiga e melhora a resistência física, o que permite um ritmo mais produtivo e intenso na prática de atividades físicas.
“Os termogênicos podem proporcionar um aumento perceptível na disposição e na performance esportiva. Isso porque eles agem diretamente no bloqueio de adenosina, um neurotransmissor responsável por induzir o relaxamento e a sensação de cansaço, e na liberação de dopamina, adrenalina e noradrenalina, ligados à atenção, disposição, concentração e energia”, ressalta a nutricionista.
Devido a esses fatores, o seu consumo é indicado pela manhã ou no início da tarde, cerca de uma hora antes da atividade física. “A ingestão a noite pode influenciar na qualidade do sono por conta dos efeitos estimulantes”, ressalta Sandra.
3Manutenção da massa magra
Somado à queima de gordura, os termogênicos também podem atuar de forma indireta na preservação da massa magra durante as etapas de emagrecimento. Quando aliado a uma alimentação equilibrada e uma rotina ativa de treinos, os suplementos favorecem a oxidação de gordura e aceleram até a definição dos músculos.
“A manutenção da massa magra é um ponto fundamental em qualquer estratégia de emagrecimento. O uso de termogênicos pode auxiliar nesse aspecto ao estimular a utilização da gordura como fonte primária de energia, reduzindo a perda de tecido muscular e garantindo resultados mais sustentáveis”, explica.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
O que é “insistência” no treino de musculação?
Horóscopo semanal: de 1 a 7 de dezembro de 2025
5 sinais de que você não está executando o búlgaro da maneira correta
Treino para secar até o final do ano
14 formas diferentes de usar o vibrador para alcançar um orgasmo intenso





