É melhor tomar o shake de whey antes ou depois do treino?

Descubra qual o melhor horário para apostar no whey protein, de acordo com os objetivos do seu treino

Por Thieny Moltini Atualizado em 20 abr 2022, 14h20 - Publicado em 13 Maio 2022, 10h14

Muita gente começa a treinar e já inclui um shake de proteína à dieta. Mas é melhor tomar o shake de whey antes ou depois do treino? Conversamos com uma nutricionista para responder a essa pergunta. 

AFINAL, É MELHOR TOMAR MEU SHAKE DE WHEY ANTES OU DEPOIS DO TREINO?

A verdade é que não existe um momento certo para o consumo do whey protein. 

Essa decisão vai depender dos objetivos e hábitos alimentares de cada pessoa. Por isso, a nutricionista clínica funcional e integrativa, Antonella Turci recomenda o acompanhamento com um nutricionista para prescrever o melhor horário e estratégias de uso tendo em vista um resultado satisfatório e um menor risco de efeitos colaterais com o uso.

Veja as vantagens do uso em cada momento para escolher o melhor para você:

QUAIS OS BENEFÍCIOS DE TOMAR O SHAKE DE WHEY ANTES DO TREINO?

A principal vantagem de tomar o shake de whey antes do treino, é garantir uma grande quantidade de BCAA para os músculos. 

O BCAA contém aminoácidos de cadeia ramificada que não precisam ser processados ​​pelo fígado e são absorvidos rapidamente pelas células musculares, evitando o catabolismo muscular, processo que degrada os músculos. 

Continua após a publicidade

QUAIS OS BENEFÍCIOS DE TOMAR O SHAKE DE WHEY DEPOIS DO TREINO? 

modelo tomando whey protein
Getty Images/Getty Images

Quando ingerido após o treino, a proteína é absorvida mais rapidamente e em maior quantidade, segundo  Antonella

“Estudos constaram que essa proteína é melhor absorvida quando adicionamos carboidratos de alto índice glicêmico, ou seja, quando há aumento dos níveis de glicose. E é justamente depois do treino que os níveis de insulina costumam subir, dessa forma melhorando a absorção do whey protein”, explica a nutricionista. 

De acordo com especialista, após exercícios de alta intensidade, o corpo passa por um grande desgaste muscular e pela perda de nutrientes. Isso faz com que ele entre em estado catabólico, “sedento” por nutrientes e aminoácidos, é a chamada “janela de oportunidade”. “Nesse momento, ao consumir uma proteína de alto valor biológico e rica em aminoácidos, podemos reverter o catabolismo para anabolismo e conseguir uma melhor recuperação muscular”, complementa.

Ainda de acordo com Antonella, estudos sugerem uma “janela” de até 30 minutos após o exercício para o consumo de shake de whey protein.

 

 

Continua após a publicidade

Publicidade