Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Whey Protein antes, durante ou depois do treino? Qual o horário ideal para o consumo?

Suplemento vai além do pró-treino; profissional explica quando e como ele pode fazer diferença

Por Maraísa Bueno
21 nov 2025, 16h00
É preciso ter um horário certo para o consumo de Whey Protein? Especialista responde!
É preciso ter um horário certo para o consumo de Whey Protein? Especialista responde! (freepik/Freepik)
Continua após publicidade

O Whey Protein conquistou seu espaço na rotina alimentar não apenas de quem treina, mas também de quem busca saúde, saciedade e também muita praticidade. Desde o café da manhã, até o pós-treino, o suplemento hoje faz parte de muitas dietas, mas, sempre existe uma dúvida: qual o melhor horário para seu consumo? 

Segundo Carla Fiorillo, nutricionista e coordenadora de conteúdo da Puravida, não existe um único momento “correto” para consumir o whey protein, mas sim momentos mais adequados a cada objetivo. “Se o foco é ganho de massa muscular e recuperação, o consumo próximo ao treino continua sendo o mais indicado, podendo ser antes ou logo após o exercício. Isso porque o whey é uma proteína de rápida absorção e rica em aminoácidos essenciais, especialmente a leucina, que estimula a síntese proteica”, explica.

Mas há estudos que mostram que o whey protein pode contribuir com a saciedade e também controle glicêmico, quando incluído em outros horários do dia: “Tomar uma dose de whey no café da manhã ou antes de uma refeição principal ajuda a reduzir picos de glicose e prolonga a sensação de saciedade. É uma estratégia muito útil para quem busca equilíbrio alimentar ou controle de peso”, completa a nutricionista. 

Carla ressalta, no entanto, que o mais importante é o consumo total de proteína ao longo do dia e não apenas o horário isolado: “O corpo precisa de um aporte proteico distribuído, e o whey é uma ferramenta prática para complementar essa ingestão. Mas ele não substitui uma alimentação equilibrada. O ideal é que o uso seja orientado por um profissional, levando em conta a rotina, o tipo de treino e o objetivo individual”. 

Com versões cada vez mais naturais e livres de aditivos artificiais, o whey protein acompanha uma tendência de consumo consciente e funcional, tornando-se presença constante na rotina de quem busca performance, energia e bem-estar. 

Continua após a publicidade

Concentrado, isolado ou hidrolisado: qual Whey Protein é o ideal para você?

Os suplementos à base de proteína são vistos como grandes aliados à saúde. E há comprovação científica por trás dessa afirmação!

Um estudo, divulgado na Revista Brasileira de Nutrição esportiva, revisou os efeitos metabólicos da suplementação com whey em praticantes de exercícios com pesos. O resultado: alta concentração de aminoácidos essenciais, rápida absorção e associações com hipertrofia muscular, melhora do sistema imune, redução de gordura corporal e fadiga muscular.

A nutricionista da Vitafor, Lucila Santinon, ressalta que há alguns pontos-chave para escolha da melhor opção. São eles: 

  • composição limpa; 
  • Proteínas de AVB (alto valor biológico); 
  • sem adição de açúcares e baixo sódio. 
Continua após a publicidade

Lembrando que existem tipos diferentes de whey protein: “Podemos dividir as proteínas em três tipos: Isolada, Concentrada e Hidrolisada, que é obtida a partir da hidrólise enzimática da proteína”, aponta a nutricionista.

Proteína Concentrada:

A matéria-prima da proteína do concentrado do soro do leite, com uma concentração média de 80% de proteína, apresenta maior rendimento e menor densidade, além de uma coloração mais amarelada quando comparada à proteína isolada.

Proteína Isolada:

Continua após a publicidade

Já a matéria-prima da proteína isolada, WPI, tem concentração de 92% de proteína, que passa por um processo de microfiltragem, nano filtragem e ultra filtragem, resultando em uma quantidade mínima de carboidratos, lactose, caseína e gorduras, com uma excelente solubilidade e uma coloração mais clara quando comparada à proteína concentrada do soro do leite.

Proteína Hidrolisada:

Em relação à proteína hidrolisada do soro do leite, WPH, pode ser obtida através da proteína isolada ou da proteína concentrada por meio do processo de hidrólise enzimática ou quebra industrial, conferindo rápida absorção e fácil digestão. Ela detém uma textura mais fluida quando comparada às outras duas proteínas, do concentrado e do isolado.

Fique de olho na tabela nutricional

A nutricionista da Vitafor também explica que, quanto menor o percentual de carboidratos no produto, melhor a digestibilidade e a absorção. Além disso, para calcular a porcentagem de proteína, ela ensina que: “basta dividir o total de proteína pela porção do produto.

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.