Como aliar o whey protein ao ganho de massa muscular?

O whey protein é um ótimo aliado no ganho de massa, mas, antes de tudo, é preciso entender a sua função e por que aliá-lo aos treinos

Por Marcela De Mingo Atualizado em 4 Maio 2022, 20h50 - Publicado em 12 Maio 2022, 08h00

Quem faz academia já deve ter ouvido falar dos benefícios do whey protein. A famosa proteína, que acompanha os marombados em todos os treinos, parece o tipo de coisa que só quem “treina muito” deve tomar. Mas não é bem assim – na verdade, o whey pode ser um grande aliado no ganho de massa muscular. 

O QUE É E PARA QUE SERVE O WHEY PROTEIN?

“O whey protein é um suplemento de proteína, a base de proteínas do leite, que tem o objetivo de complementar a ingestão proteica diária”, explica a nutricionista esportiva Ana Beatriz Baptistella. “E a ingestão adequada de proteínas é determinante para o ganho de massa muscular proveniente do treino de força”. 

Só com essa explicação já é possível entender porque o whey protein é interessante, caso você esteja em busca de ganho de massa muscular. A proteína é uma opção prática e bastante acessível, além de rápida, para complementar a ingestão proteica, de forma que fica mais fácil alcançar os resultados do treino. 

“A dieta deve ser sempre individualizada, respeitando as necessidades específicas de cada organismo, assim como o tipo de treino, intensidade e frequência – além da composição corporal do paciente”, explica a profissional. 

Dessa forma, investir em proteínas de boa qualidade, que ofereçam todos os aminoácidos essenciais para o bom funcionamento do organismo não só é vantajoso como parte de uma rotina saudável – e o ideal é que o consumo dessas proteínas seja “dividido” ao longo do dia, estando presente em todas as refeições, quando possível. 

QUANDO DEVO TOMAR WHEY PROTEIN?

“Não existe uma obrigatoriedade de consumir o whey protein imediatamente após o treino – hoje os estudos mostram que a distribuição do consumo de proteínas ao longo do dia é mais relevante”, explica. “Nesse sentido, o suplemento pode entrar como uma opção no café da manhã ou lanches intermediários, considerando a ingestão de proteínas nas outras refeições.”

Por isso, não existe uma recomendação ideal de whey – ela é sempre específica para as necessidades de cada um, porque as necessidades de ingestão de proteína são individuais. Ou seja, consultar um profissional de nutrição ou médico nutrólogo faz parte do processo de ganho de massa muscular – afinal, só um especialista vai saber indicar exatamente a quantidade e o melhor horário para consumo do suplemento. 

Continua após a publicidade

Publicidade