13 soluções para o cabelo sobreviver ao verão

Fios bonitos, brilhantes, macios e sem frizz durante toda a estação. Sonho? Não, desde que você lance mão de cuidados preventivos e aposte nos produtos certos. Um time de experts está aqui para ajudá-la!

1. DETOX CAPILAR. O tratamento, que retira os resíduos de produtos e de poluição que se acumulam nos fios e no couro cabeludo e devolve nutrientes a eles, está em alta nesse verão. Renata Souza, do Spa Dios, em São Paulo, ensina como fazer em casa: deixe alguns galhos de alecrim de molho em 3/4 de xícara de vinagre de maçã-verde por 15 minutos. Passe o líquido no couro cabeludo seco, utilizando um chumaço de algodão ou um pincel para cabelo, e massageie com a ponta dos dedos para potencializar a ação do vinagre. Use uma escova, de preferência com cerdas naturais para ajudar a remover os resíduos aderidos ao couro cabeludo. Depois, divida o cabelo ao meio e passe uma máscara nutritiva nos fios, da altura da orelha às pontas. Faça um coque e espere mais dez minutos. Enxágue e lave o cabelo normalmente.

2. Nos salões top, o cabelo passa por um ritual protetor antes da coloração. Marco Antonio de Biaggi, do MG Hair, em São Paulo, ensina como fazer em casa: “Antes da tintura, distribua um bom óleo capilar nos fios. Nos curtos e médios, use o equivalente a uma moeda de 50 centavos. Nos longos, de 1 real.” Atenção: essa dica não vale para tonalizantes, apenas para a tinta permanente.

3. TRANÇA AL MARE. O penteado é uma ótima forma de prender os fios sem quebrá-los (como pode acontecer no rabo de cavalo). “Aproveite a textura mais encorpada que os dias úmidos dão ao cabelo, aplique um pouco de pomada nas mechas da frente para abaixar o frizz e faça uma trança mais frouxinha, como pede a moda”, fala Marcelo Brito, do Studio Tez, em São Paulo. Desaconselhável: tracionar demais e fazer o penteado com o cabelo ainda úmido.

4. “Quem tinge e faz alisamento ou relaxamento deve trocar o condicionador pela máscara, aplicada depois do xampu. O produto concentra mais ativos reparadores”, fala Anderson Couto, da Casa Magestic, no Rio de Janeiro.

5. SOL SEM DANOS. “Os raios solares interferem na cor, na estrutura e na textura do cabelo, que precisa de proteção constante no verão, até mesmo em uma caminhada ao ar livre, na praia e na piscina”, fala Ana Paula Rosa, gerente de educação da Kérastase. Sonia Nesi, do Studio Sonia Nesi, no Rio de Janeiro, indica um leave-in com filtro solar em creme ou em óleo, veículos que facilitam a distribuição nos fios. “Espalhe nas mãos uma quantidade do tamanho de uma moeda de 10 centavos e passe em todo comprimento e nas pontas ainda molhados”, ensina. O formato em spray é prático para reaplicar o finalizador ao longo do dia, até mesmo no cabelo seco.

6. O secador preferido dos experts é o aparelho com íons negativos – ele alisa e modela os fios sem a necessidade de usar a temperatura máxima. “Como esse recurso evita a estática, o calor intermediário é suficiente”, diz Marcelo Brito. Não dispense, porém, o protetor térmico. 

7. NA PRAIA. A regra número 1 é enxaguar a água do mar ou da piscina depois de cada mergulho. “Se não houver ducha disponível, use água mineral ou mesmo a de coco (truque de algumas celebridades, como Isabelle Drummond), rica em vitaminas”, recomenda Marina Marques, do Crystal Hair, no Rio de Janeiro. É um luxo, sem dúvida, mas o seu cabelo não merece? Depois, aplique o leave-in com filtro solar. 

8. O ÓLEO DA VEZ. Rico em antioxidantes e vitamina E, que hidratam e protegem os fios, quanto o de argan, o óleo de camélia apresenta uma vantagem extra no verão: “Ele é bem mais leve, podendo ser usado até mesmo nos fios mais fininhos”, fala a química Monica Gianotti, de Campinas (SP). O melhor é o importado do Japão, onde é extraído das sementes da Camellia japonica (parente do chá-verde). Mas já existem ótimos produtos por aqui que contêm o ativo. Ao lado, três sugestões. 

9. RODÍZIO NO CHUVEIRO. No verão, são muitas as necessidades do cabelo: Proteção, hidratação e limpeza. Para  atender a todas, alterne os xampus. “De modo geral, indico os específicos para a estação, com filtro solar, os hidratantes, que devolvem flexibilidade e maciez, e os de limpeza, para retirar os resíduos de outros produtos, de cloro e de poluição”, fala Bruna Mayara, do Studio W de Ribeirão Preto (SP). Use a linha de verão na época de maior frequência na praia e na piscina, alternando-a, a cada semana, com o
xampu hidratante. E faça uma lavagem com o de limpeza a cada 15 dias.

10. APOSTE NOS MULTIFUNCIONAIS. Depois dos BB e CC creams para a pele, a onda agora são os produtos com múltiplos benefícios para o cabelo. “São leave-ins completos, que restauram a elasticidade do fio, reforçam a estrutura internadele, protegem da oxidação, previnem o desbotamento e dão brilho”, diz Ana Paula Rosa, gerente de educação da Kérastase. Práticos, ocupam pouco espaço no nécessaire. 

11. LAVAGEM SUAVE. Agora, se o excesso de oleosidade no couro cabeludo obriga você a lavar o cabelo todo santo dia (até duas vezes no verão!), troque o xampu. Opte por um produto livre de sulfato, detergente que agride o fio, especialmente os que já estão danificados. “Os xampus sulfate-free fazem a higienização necessária, mas mantêm a camada de proteção do couro cabeludo e dos fios”, garante Marcos Furquim, do salão Bardot, em São Paulo. Ao lavar, massageie seu couro cabeludo gentilmente. 

12. Pelo menos uma vez durante a temporada, vale investir em um tratamento profissional. O Ritual Chroma Reflect, da Kérastase, protege a cor do cabelo, virgem ou tingido, da ação do sol, do sal e do cobre, presente na água clorada. A novidade da Wella também tem foco na cor – o Vitaprotect E cria uma barreira protetora nos fios antes da tinta e, depois, 
dá uma carga de brilho. 

13. RIZZ AO SER FAVOR. Já que o volume é figurinha marcada em dias úmidos, você pode aproveitá-lo para criar um look moderno. Ulisses SJ, cabeleireiro do Blend, em São Paulo, sugere criar uma textura de praia e ensina o passo a passo: “Com o cabelo limpo e quase seco, faça duas tranças soltas, uma de cada lado. Espere 30 minutos, solte e aplique um spray salino. De cabeça para baixo, amasse, delicadamente, os fios das pontas em direção à raiz. O resultado é um visual bagunçado”. Para quem quer ondas mais suaves, ele aconselha a passar um pouco de reparador de pontas ou um produto antifrizz antes do spray salino.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s