4 maneiras de proteger o cabelo do cloro da piscina

Enxaguar de um jeito caprichado com água doce antes e depois do mergulho é uma delas!

Por Camila Neves (Colaboradora) Atualizado em 17 fev 2020, 15h03 - Publicado em 11 out 2017, 18h36

A finalidade do cloro é boa: deixa a água da piscina limpa e livre de microorganismos que podem causar doenças. Mas também pode se transformar em inimigo número 1 de quem pratica esportes aquáticos como natação, hidroginástica e nado sincronizado – tudo por causa da acidez e do baixo pH do produto. Uma vez absorvido, o cloro torna os fios fracos, quebradiços e opacos (o efeito é dobrado no cabelo colorido).

Leia mais: O que acontece quando você lava o cabelo com água gelada

Para evitar fios sensibilizados, bastam alguns cuidados básicos antes de se jogar em águas cloradas:

1. Fazer uma lavagem profunda com xampu anti-resíduos

Quando feito uma vez por semana (e não mais do que isso!), o hábito remove o excesso de cloro e outros minerais que se acumulam nos fios, sem danificá-los. “Finalize com uma boa máscara hidratante ou leave-in para evitar o ressecamento e proteger ainda mais o cabelo”, ensina a dermatologista Natasha Unterstell, de Curitiba (PR).

Leia mais: Cabelo: 9 cortes de famosas com mais de 40 para inspirar você

2. Lavar com água doce antes e depois do mergulho

“Se o cabelo já estiver úmido previamente, uma menor quantidade de cloro vai penetrar nos fios”, explica a dermatologista Lia Dantas, de Porto Alegre (RS). O enxágue depois do mergulho também é obrigatório. Caso tenha dificuldade de encontrar uma ducha, aposte na água termal. “É fácil de levar na bolsa, ajuda a remover o cloro e hidrata na medida”, conta Natasha Unterstell.

Continua após a publicidade

Leia mais: Passo a passo da fitagem, técnica que deixa os cachos perfeitos

3. Não abrir mão da touca de mergulho

O acessório é importante para diminuir o contato da água da piscina com os fios. Mas, não abuse! “O uso por tempo prolongado também pode ser prejudicial ao cabelo porque acumula sebo e restos de pele, o que pode causar descamação”, alerta Lia. Opte por um modelo de silicone, seque bem antes de guardar e não esqueça de colocar talco dentro da touca para prolongar sua vida útil.

4. Hidratar é preciso!

Beber ao menos oito copos de água ao dia é um bom começo, já que a hidratação do cabelo começa com a do corpo. Os cremes capilares também são essenciais para quem está exposto ao cloro, é claro — de uma a duas vezes por semana, sempre após o contato com a piscina.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

  •  

    Continua após a publicidade
    Publicidade