Passo a passo da fitagem, técnica que deixa os cachos perfeitos

O expert Wilson Eliodorio ensina todos os segredos da técnica infalível de texturização que ajuda a definir os cachos

Por Da Redação Atualizado em 17 fev 2020, 15h05 - Publicado em 28 set 2017, 17h58

O nome parece complicado, mas o procedimento é simples e superconhecido entre as encaracoladas. Com o mínimo de produtos e ferramentas (há quem faça com os dedos e sem difusor!), a fitagem define cachos com precisão profissional. Não à toa, a técnica é usada aos montes em salões de beleza em todo o país. Mas também pode ser colocada em prática em casa, como ensina o mago das cacheadas Wilson Eliodorio, de São Paulo.

Você vai precisar de um creme para pentear e uma escova com cerdas de látex para desembaraçar e alinhar os fios, um pente fino para alinhar pontas (ainda no acabamento molhado), um pente garfo, caso queira aumentar o volume com definição, um secador e uma panela de difusor e, por fim, óleo ou pomada líquida para finalizar.

Veja também: Dicas para deixar os cachos abertos e sem frizz

O primeiro passo é higienizar e hidratar os fios com produtos específico (seco, oleoso, coloridos etc). “Com o cabelo ainda úmido, separe mechas de aproximadamente dois centímetros e utilize um creme para pentear. O produto deve ser aplicado da raiz à ponta, esticando o cacho para que ele se torne de fato uma fita”, diz o beauty artist de Taís Araújo e Cris Vianna.

Etapa finalizada, chega o momento bate-cabelo: mexa os fios para todos os lados, da direita para a esquerda, da frente para trás. Em seguida, inicie a secagem com difusor pela raiz. “Para aumentar o volume, use mousse e posicione o difusor na nuca; caso queira diminuir, invista em queratina líquida e posicione o jato de ar no topo da cabeça”, explica Wilson. Ah! Desligar o secador para encaixar bem os fios na panela do difusor pode fazer toda a diferença no resultado final!

Voilá! Agora é só arrasar com seus cachos! Dica de amiga: quanto menos você passar as mãos no cabelo, maior o efeito da fitagem.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade