5 erros que você comete com os fios no verão e não sabia

A temperatura mais quente do ano pode reservar algumas “surpresinhas desagradáveis” para o cabelo

Por Abril Branded Content
Atualizado em 21 out 2024, 17h30 - Publicado em 13 nov 2017, 12h48
 (Alexandr_1958/Getty Images)
Continua após publicidade

Festas, praia, piscina, happy hour com as amigas, roupas mais frescas e soltinhas… O verão é uma delícia, não dá para negar! Porém, o astral descontraído, a falta de tempo e outros fatores, muitas vezes, fazem com que muitas mulheres acabem negligenciando os cuidados com a beleza do cabelo, justamente numa época em que os fios exigem atenção redobrada.

Uma das razões é que a umidade do ar e as chuvas típicas da estação costumam deixá-los armados, ressecados e arrepiados. Por outro lado, a baixa umidade também tem seus reflexos negativos: o ar seco “puxa” a água da fibra capilar, deteriorando as cutículas, danificando e enfraquecendo o cabelo.

Portanto, é necessário ficar bem atenta para não cometer alguns descuidos, como os problemas listados a seguir:

1. Ficar muito exposta ao sol
Assim como a pele do corpo e do rosto, que perde colágeno e pode ganhar manchas, o cabelo sofre com a ação dos raios solares. Cutículas abertas, porosidade, quebra, ressecamento e opacidade são alguns dos males que acometem os fios.

2. Prender o tempo todo
É claro que rabos de cavalo, coques ou tranças ajudam a amenizar a ação do sol, do vento e da umidade do ar. Porém, o excesso de penteados presos pode provocar quebras: como no verão o cabelo fica mais fragilizado, é muito fácil que se parta, principalmente pelo uso constante de elásticos apertados e grampos que repuxam.

Continua após a publicidade

3. Dormir com o cabelo molhado
No verão, é comum lavar os fios com mais frequência – às vezes, mais de uma vez no mesmo dia. E também dá vontade de dispensar o secador, porque o calor faz com que a cabeça fique transpirando mesmo após o banho. Mas dormir com os fios molhados pode levar ao surgimento de fungos, que proliferam em ambientes úmidos, e de dermatite seborreica.

4. Desembaraçar de forma errada
Pentear com muita força costuma quebrar os fios. O estrago é ainda maior no caso de pentes com dentes finos ou de escovas.

5. Subestimar a importância da hidratação
Você acha que a aparência do seu cabelo está saudável e, por isso, não precisa incrementar o ritual de hidratação? Melhor rever seus conceitos: no verão, até mesmo os fios bem cuidados precisam de atenção especial.

Continua após a publicidade

Dicas rápidas para colocar em prática já!

Agora que você sabe como pequenos deslizes podem trazer provocar grandes estragos, é hora de reforçar sua rotina de beleza, focando a saúde do cabelo até o fim da temporada de altas temperaturas:

• Aplique creme para pentear no comprimento dos fios antes de sair de casa nos dias de sol a pino, baixa ou alta umidade. O produto doma os fios rebeldes, impede o embaraço e ainda dá proteção.

• Beba muito líquido: água, sucos naturais, vitaminas de frutas e água de coco ajudam a manter os fios e o corpo bem hidratados durante o verão.

Continua após a publicidade

• Diminua a temperatura do chuveiro. A água (de morna para fria) é a ideal para não ressecar. No enxágue final, um jato bem gelado vai dar mais brilho.

• Retire o excesso de água com uma toalha bem macia, sem esfregá-la muito na cabeça. Desembarace com pente de dentes largos com um pouquinho de creme para pentear e escolha a temperatura mais baixa do secador.

5 erros que você comete com os fios no verão e não sabia
(Neutrox/Divulgação)

• Nos cuidados diários, use produtos que garantam a hidratação dos fios, como a linha Neutrox Clássico. Com fórmula concentrada à base de queratina hidrolisada, trata-se de uma excelente opção. São quatro itens – xampu, condicionador (em 3 tamanhos), creme para pentear e creme de tratamento – que hidratam, desembaraçam, combatem o frizz, selam as cutículas e deixam o cabelo macio, com brilho e com balanço, sem nós nem quebras. A linha é dedicada ao cuidado diário da beleza dos fios, da raiz às pontas.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.