5 hábitos antes dos 30 que garantem um cabelo lindo a vida toda

Adote estas atitudes para ter fios saudáveis agora e no futuro

Por Camila Neves (colaboradora) - Atualizado em 17 fev 2020, 15h01 - Publicado em 1 nov 2017, 15h07

A sabedoria popular diz que o auge da beleza feminina acontece aos 30 anos. E isso pode ser verdade também para o cabelo. Mas, assim como acontece com o corpo, fios bonitos e com saúde não são resultado apenas de fatores genéticos – ter bons hábitos também influenciam, e muito! Com o tempo, as mechas vão envelhecendo e precisam de atenção redobrada.

Eis alguns hábitos obrigatórios para quem quer permanecer com viço nos fios por longos anos:

1. Fuja do calor

Você já sabe que banhos muito quentes e uso excessivo de secador e chapinha fazem mal, muito mal. Pode apostar: os efeitos negativos aumentam com a idade. “O calor intenso resseca o cabelo e aumenta a descamação do couro cabeludo”, alerta a dermatologista Lia Dantas, de Porto Alegre. A quentura também provoca o surgimento de microbolhas de ar dentro dos fios, deixando-os frágeis e suscetíveis a quebra e pontas duplas. Segundo a médica, secar artificialmente não é proibido, desde que em temperaturas baixas, a cerca de 15 cm de distância e, de preferência, com protetor térmico.

Leia mais:Cabelo liso: como conseguir um ondulado que dure por muito tempo

2. Não exagere na química

Procedimentos agressivos como descolorir mais de três tons abaixo do natural ou fazer escova progressiva e, ao mesmo, mudar a cor do cabelo adetonam a estrutura capilar. Ideal mesmo é assumir a textura natural – atitude que está com tudo! “Caso opte pela química dupla, saiba que o alisamento vem sempre antes da descoloração, com um intervalo de pelo menos três meses entre os dois procedimentos”, orienta a dermatologista Natasha Unterstell, de Curitiba.

Continua após a publicidade

3. Trate seu cabelo com carinho

Parar de esfregar os fios com a toalha após o banho é um bom começo! “Aperte-os cuidadosamente com a peça, sem friccionar”, ensina Lia Dantas. Vale ainda trocar a toalha de tecido por uma de papel, como ensina o beauty artist Thiago Straub: “é importante tirar bem toda a umidade antes do secador e não deixar de aplicar leave-in nas pontas, o que ajuda a proteger do calor”, garante o expert radicado na capital paranaense. Outra dica de ouro é ter paciência ao escovar– sempre com calma e pente de cerdas largas, ok?

Entenda: Esportes aquáticos e cabelo em dia, uma combinação que dá certo

4. Leve em conta as fases da lua

Nada de superstição! Se a lua tem poder de promover efeitos gravitacionais significativos na superfície terrestre, não seria diferente com nosso corpo, não é mesmo? “Quando está cheia, ela ativa a circulação sanguínea, estimulando a glândula pineal, do metabolismo”, esclarece a hair stylist Cris Dios, de São Paulo. O resultado é uma atividade mais acelerada do corpo como um todo, inclusive dos fios. No tratamento Encanto da Lua Cheia, do Laces and Hair, na capital paulista, Cris garante crescimento capilar de até 1,8 cm em 28 dias (o normal é de 1cm por mês).

5. Entenda que você é o que você come

Investir em banana, abacate, nozes, cenoura, leguminosas e proteínas faz parte da reeducação rumo ao melhor cabelo da sua vida. “Aminoácidos, antioxidantes e minerais como selênio, zinco, magnésio, potássio e cálcio são fundamentais para o fortalecimento e o brilho das mechas”, destaca a nutricionista Elisa Novacosque, do Nannai Resort & Spa, em Pernambuco. Esses nutrientes são responsáveis por estimular a produção de queratina, promover renovação celular e retardar o envelhecimento do organismo. Clique aqui para conferir o cardápio elaborado pela especialista especialmente para quem deseja nutrir os fios de dentro para fora.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA  

Continua após a publicidade
Publicidade