Esportes aquáticos e cabelo em dia, uma combinação que dá certo

Quer preservar seus fios sem abrir mão de praticar atividade física? Basta seguir nossas dicas de ouro!

Por Abril Branded Content 30 out 2017, 15h59

Natação, surfe, hidroginástica, stand up paddle, entre outros, são esportes que fazem parte da rotina de muitas mulheres. No entanto, o contato constante com a água e o sol costuma danificar bastante o cabelo, principalmente se os fios não receberem os cuidados adequados.

Mas dá para conciliar a prática dessas atividades com a manutenção da beleza e saúde do cabelo? Com certeza! Confira algumas dicas valiosas para seguir antes, durante e depois de entrar no mar ou na piscina:

ANTES

1. Molhe os cabelos antes de entrar na piscina. Uma ducha rápida pode ajudar a evitar os danos causados pelo cloro, uma vez que os fios já estarão saturados de água, diminuindo, assim, a absorção da substância. Se a ducha for fria, melhor ainda, pois o choque térmico trará mais brilho para o cabelo.

2. Passe um creme para pentear nas pontas antes de mergulhar na água ou se expor ao sol. O produto forma uma barreira protetora nos fios, evitando ressecamento. E, entre um treino e outro, reforce a aplicação, como faz a surfista Chloé Calmon, número 1 no ranking mundial de longboard e embaixadora de Neutrox (foto acima). “Sempre que saio do mar, lavo o cabelo com água doce e passo um pouco de creme de pentear. Como na maioria das vezes vou em seguida para o próximo treino, não dá para lavar com xampu e condicionador. Mesmo entre um treino e outro, sinto o meu cabelo mais macio e hidratado”, conta.

3. Evite toucas de látex, que causam mais atrito nos fios e propiciam quebras. Um truque bom para proteger o cabelo é, primeiramente, prendê-lo num coque soltinho e, depois, colocar uma touca de lycra. Por último, adotar outra touca, de silicone.

DURANTE

1. Coloque água termal ou mineral em um borrifador e aplique nos fios ao longo do dia, no mar ou na piscina, para hidratar.

2. Só penteie o cabelo na praia, se lavar com água doce antes – como bem faz Chloé. Além da água com sal, que resseca os fios, a areia pode fazer uma esfoliação na fibra capilar e retirar um pouco da queratina dos seus fios. Use sempre pentes com dentes largos, mais suaves ao desembaraçar.

Continua após a publicidade
Pedro Monteiro/Divulgação

3. A dica de Silvana Lima, atleta da elite do surfe brasileiro, líder no ranking geral do Qualifying Series (QS) e embaixadora de Neutrox (foto acima), é sempre manter os fios presos durante os treinos. “Me acostumei desde pequena a surfar assim, pois me incomodava muito o cabelo batendo no meu rosto. Sei que não é bom para o meu cabelo, pois os fios presos e molhados por muito tempo acabam quebrando, mas pelo menos isso não atrapalha as minhas manobras”, reconhece. O ideal é não usar elástico apertado, pois parte o fio. Se possível, opte por alguma presilha do tipo “piranha”.

DEPOIS

1. O creme de tratamento é o aliado número 1 de um cabelo bonito, saudável e resistente a fatores externos. Quem pratica esportes aquáticos deve lançar mão desse produto duas vezes por semana, durante o banho, para combater ressecamento, perda de brilho, frizz e nós. “Eu tento fazer hidratação em casa mesmo, para recuperar os danos. Gosto bastante do creme de tratamento Neutrox Clássico de 1 kg para isso. Sinto o resultado na hora e o pote dura muuuuito!”, diz Silvana.

2. Seja após a praia ou a piscina, vale a pena usar água mineral para enxaguar. O sal do mar resseca os fios, deixando-os porosos e armados. Sabe aquele indesejável aspecto de palha? Pois é. Nos fios coloridos, o mar desbota rapidinho a tonalidade. Já o cloro, em excesso, remove a oleosidade natural do cabelo, tornando-o ressecado e frágil.

3. Após a lavagem, passe creme para pentear nos fios ainda úmidos, da metade do comprimento até as pontas. O produto vai controlar o volume dos cacheados e mais crespos, tirar o frizz, hidratar e ajudar a preservar o brilho natural.

SEMPRE!

Aposte em produtos de uso diário com propriedade hidratantes. Uma ótima opção é a linha Neutrox Clássico, que conta com fórmula concentrada à base de queratina hidrolisada.

Neutrox/Divulgação

O xampu, o condicionador, o creme para pentear e o creme de tratamento selam as cutículas, hidratam, evitam nós e quebras e ainda combatem o ressecamento e o frizz.

Os produtos Neutrox Clássico formam o kit perfeito para quem pratica esportes aquáticos, porque deixam os fios e preparados para encarar o sol, o mar e a piscina.

Continua após a publicidade
Publicidade