Continua após publicidade

Adstringente para pele: o que é e como usar

Saiba para quais tipos de pele o produto é ideal e como incluí-lo na rotina

Por Juliana Vaz
13 jul 2023, 12h32
mulher vista de frente limpando a pele com algodão com adstringente para pele
 (Pexels/Pexels)
Continua após publicidade

Se você tem a pele oleosa com certeza já ouviu falar do adstringente para pele. São soluções aquosas, geralmente contendo isopropílico (álcool) e ácido salicílico, que limpam e equilibram o pH da pele, fecham os poros e diminuem a oleosidade. São uma ação complementar à higiene da pele.

BENEFÍCIOS DOS ADSTRINGENTES PARA PELE E COMO USAR

Os adstringentes ajudam a eliminar resíduos poluentes externos, traços de pigmento de maquiagem e excesso de oleosidade e matificam a pele, conforme explica o dermatologista Misael Do Nascimento, do Rio De Janeiro. Eles funcionam melhor para peles oleosas e propensas a acne, que possui maior secreção sebácea, principalmente na “zona T” (testa, nariz e queixo). O produto age removendo o excesso de oleosidade e desobstruindo os poros. 

Um possível efeito colateral do adstringente é o ressecamento. Portanto, pessoas com pele seca ou sensível, devem evitá-lo. Se você tem acne, mas tem a pele seca, um adstringente pode irritar ainda mais as erupções, causando descamação e vermelhidão adicional.

Pessoas com eczema ou rosácea, também devem evitar usar esse tipo de produto pois pode piorar a condição. Em vez disso, experimente um toner hidratante ou hidratante sem óleo e consulte um dermatologista. Eles podem ser capazes de prescrever um tratamento eficaz.

ADSTRINGENTE X TÔNICO

tonico facial
(pexels/Pexels)

O adstringente, na verdade, é um tipo de tônico com ação de controle da oleosidade. Isso porque, embora sejam pensados para a mesma tarefa, as fórmulas são bem diferentes: enquanto o adstringente possui uma concentração maior de álcool e outros agentes secativos em sua composição, que ajudam a controlar a oleosidade excessiva, o tônico facial é mais suave, com ativos mais calmantes e leves, não deixando a impressão de repuxamento na pele, que é característica do adstringente.

COMO USAR ADSTRINGENTE PARA PELE

Ele deve ser aplicado após a limpeza, pois não a substitui. Use apenas uma vez ao dia, de manhã ou à noite, mesmo quem tem pele oleosa.

Siga estas etapas ao aplicar adstringente:

  • Limpe o rosto e seque-o completamente.
  • Despeje uma pequena gota de adstringente em uma almofada de algodão.
  • Com movimentos suaves, aplique o produto no rosto, focando nas áreas da “zona T”. 
  • Não precisa enxaguar ou lavar o adstringente após o uso.
  • Aplique os demais produtos da sua rotina de skincare

Se sentir o rosto vermelho, quente ou irritado, interrompa o uso imediatamente.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.