Beleza negra: os cuidados de Daniele Damata com pele e cabelo

A beauty expert também conta como a maquiagem mudou sua vida

Por Marina Campos e Gislene Pereira Atualizado em 10 abr 2017, 17h21 - Publicado em 10 abr 2017, 14h14

Quando começou a trabalhar em uma fábrica de cosméticos, aos 15 anos, Daniele Damata não tinha ideia da transformação que os produtos de beleza fariam em sua vida. Lá, ela descobriu o caminho para passar a se amar mais: a maquiagem. “Como não sabia nada sobre cuidados de beauté, minha autoestima era muito baixa, até me reinventar com os itens que tinha à disposição”, relembra. A mudança foi tão significativa que hoje, aos 26, ela é dona da conta no Instagram @damatamakeup, com mais de 20 mil seguidores, e lidera uma escola itinerante de make para pele negra, que faz parte do projeto Negras do Brasil, iniciado em 2015. “Quero levar às meninas amor-próprio por meio de aulas”, explica Daniele.

Antes do make

Para ela, a parte mais importante da produção é a preparação da pele. Antes de partir para a ação, ela umedece o rosto com água morna para abrir os poros, lava com gel de limpeza (Lightful C, M.A.C, R$ 263) e enxágua com água fria. “Para hidratar sem deixar o rosto com oleosidade em excesso, característica muito comum entre as negras, borrifo água termal”, conta. O melhor aliado para esconder manchas e marcas de acne? Ela defende o corretivo laranja como “A” solução para peles como a dela – aplique antes mesmo da base.

Veja também: Corretivo e primer coloridos? Saiba como usar esses itens de make

Na hora do make

View this post on Instagram

Sabe quando a alegria não cabe na gente? É felicidade demais! E que bom ter todxs vocês pra dividir 😍 Quem aí assistiu? Vocês curtiram? Contem pra gente! E quem se interessou pelas aulas do #ProjetoNegrasDoBrasil se liga que o link pra inscrição tá aqui na nossa bio 🙋🏾 obrigada por tanto carinho e por fazerem parte da nossa história que a cada dia ganha um novo capítulo – e é só o começo! ❤️

A post shared by DAMATA MAKEUP | PELE NEGRA (@damatamakeup) on

Quando o assunto é o respeito à diversidade de tons, ela não esconde seu amor pelos itens das marcas Eudora e M.A.C. “Elas têm as maiores gamas de bases para nós e a durabilidade é sempre ótima”, comenta. Se não quiser uma cobertura com resultado muito pesado, o truque é umedecer o pincel ou a esponja antes de passar o produto.

Continua após a publicidade

Se eu pudesse levar apenas um produto de make para uma ilha deserta, seria…

“Fixador de Maquiagem Prep+Prime Fix, M.A.C, R$ 110.”

Fã de aplique

“Para proteger, hidratar e fortalecer os fios naturais, passo óleo de coco na raiz e no comprimento antes de trançar os sintéticos. Ah, algo curioso: mantenho a maciez e a higiene do aplique com uma mistura de amaciante de roupa e água.”

E mais: Detox da pele: como deixá-la linda usando menos produtos

Dose de hidratação

“Evito que as partes secas do corpo fiquem acinzentadas usando produtos com vitamina C na composição.

Continua após a publicidade

Publicidade