Cabelo: 4 mitos e verdades sobre cuidados diários

Quem nunca dormiu de cabelo molhado? Cri... Cri... Cri... Bem, dá para entender. Até porque, certos tropeços não são tão ruins assim. Desmitificamos algumas crenças

Por Gislene Pereira Atualizado em 31 out 2016, 11h18 - Publicado em 15 out 2015, 11h09

Colorações frequentes provocam queda?

MITO: A química da coloração não penetra no bulbo, local em que os fios estão presos. Portanto, mudar a cor do seu cabelo não vai deixá-lo mais propenso à queda. “O grande problema de algumas colorações – pensa naquelas com amônia – é o dano causado, como ressecamento e quebra, ou algum tipo de dermatite de contato, mas somente se a pessoa for alérgica”, diz Gabriella de Vasconcellos, médica especialista em tricologia, da Clínica Pontes de Cirurgia Plástica e Cosmiatria, do Rio de Janeiro. Opte por produtos com qualidade.

Condicionador é proibido na raiz?

VERDADE: O produto é desenvolvido para devolver aos fios um pouco da hidratação que foi retirada durante a lavagem. Quando aplicado no couro cabeludo, o condicionador fica depositado nele mesmo após o enxágue, causando aumento da oleosidade e até irritação. Qual a distância segura? Pelo menos dois palmos da raiz. O cuidado vale para máscaras, cremes para pentear, séruns e óleos. 

Variar o xampu faz bem?

MITO E VERDADE: Assim como o nosso humor, o cabelo muda no decorrer dos dias, o que faz com que um xampu que você achava ótimo até então deixe de funcionar. Exemplo: é comum que um produto para fios oleosos, que estava dando conta do recado no verão, reduza seu efeito no inverno. “A temperatura da água do banho muda em cada estação e, por ser mais quente no inverno, estimula a produção sebácea”, diz a professora de visagismo Fabiana Padovez, da Universidade Anhembi Morumbi, de São Paulo. Melhor saída: ter pelo menos dois tipos, para que sejam alternados a cada lavagem ou quando o resultado já não for o mesmo.

É prejudicial lavar todos os dias?

MITO: Eis a dúvida de beleza mais pesquisada pelas brasileiras no Google, de acordo com o relatório da empresa. “A raiz já está em um ambiente úmido, que é a derme”, diz Fabiana. Se fosse verdade que o excesso de água faz o cabelo apodrecer, não teríamos pelos nas axilas, pois o local, além de úmido por natureza, é lavado todos os dias, certo?

Continua após a publicidade

Publicidade