Continua após publicidade

Como deixar o cabelo cheiroso todo dia, o dia todo (4 passos)

A higienização dos fios é o básico, mas há alguns truques que garantem o perfume dos fios

Por Juliana Vaz
14 jul 2023, 11h32

O Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, segundo o provedor de pesquisa de mercado Euromonitor International. E uma das nossas obsessões é sem dúvida o cabelo: em um levantamento, encomendado pelo Google, os cabelos são a principal preocupação dos brasileiros quando se trata de cuidados com a beleza, ficando à frente de perfumes, pele e maquiagem. Nós investimos em produtos que tenham um cheiro agradável, tecnologia e bom desempenho, mas manter cabelo cheiroso, poucos dias após a lavagem, depende de algumas variáveis que vão desde a combinação dos cosméticos, do ambiente, do suor e até do costume de dormir com o cabelo molhado. 

Conversamos com João Bosco (hairstylist no salão ONE|SP e embaixador da ProArt e da Kérastase), Peter Menezes (da Authentic Beauty Concept) e Natan Correia (Embaixador de Schwarzkopf Professional), que dão dicas de como manter o perfume dos fios por mais tempo.

1

HIGIENIZE

Continua após a publicidade

Apesar de óbvio, não custa falar: a lavagem é fundamental para manter o cabelo cheiroso, bonito e o couro cabeludo saudável. Escolha um xampu que seja adequado ao seu tipo de cabelo e massageie bem o couro cabeludo para estimular a circulação sanguínea e garantir uma limpeza eficiente. Enxágue completamente, removendo qualquer resíduo de produtos. A lavagem frequente, a hidratação e o uso de bons finalizadores no cabelo são a tríade do sucesso. 

Porém, lavar o cabelo todos os dias pode remover os óleos naturais que além de hidratar e proteger o couro cabeludo, que inclusive ajudam a manter o cheiro agradável. Cabelos cacheados e crespos, que tendem a ser mais secos, possivelmente não pedem a mesma frequência de lavagem que os do tipo liso e oleoso. Assim como cabelos trançados. João Gabriel Mota, community manager, de Salvador, conta que entre as lavagens das tranças, usa alguns produtos para prolongar o perfume. “Eu gosto de usar mousse capilar na raiz, tem um da Charming que é ótimo! Além de deixar um cheirinho bom, ele ajuda a diminuir o frizz”, conta. 

View this post on Instagram

A post shared by João Gabriel Mota (@joaogabriel_mota)

Continua após a publicidade

 

2

EVITE CIGARROS

Continua após a publicidade

Não apenas para a saúde, fique longe da fumaça pois deixam um odor desagradável nos fios. Se você é fumante, pode até não perceber o quão sério é o cheiro, mas, acredite, o cheiro penetra intensamente no cabelo. 

A melhor e mais fácil maneira é lavar e condicionar o cabelo. Se você não tiver tempo ou acesso a um banho, divida o cabelo em partes e aplique um xampu seco, esfregando a raiz para não ficar marcas de pó branco típico desse tipo de produto.

3
Continua após a publicidade

USE UM ÓLEO PERFUMADO

Os óleos de finalização tratam os fios e ainda deixam um cheirinho agradável. Para não pesar nos fios, deixando aquele aspecto oleoso, use apenas algumas gotas da metade do comprimento até as pontas, se tiver cabelos mistos e oleosos. Se seu cabelo for seco, cacheado ou crespo, use um pouco mais de produto ou aplique mais de uma vez ao dia, mas sempre evitando a raiz.

4
Continua após a publicidade

USE PERFUMES (MAS SÓ OS ESPECÍFICOS PARA CABELO)

Muitos perfumes contêm álcool e outros ingredientes que podem ressecar o cabelo. Em vez disso, experimente os produtos que sejam especialmente formulados para proporcionar fragrâncias incríveis sem prejudicar a saúde dos fios. A dica de João Gabriel é usar perfumes específicos para os penteados. “No dia a dia, uso um que é da ‘Ser Mulher’ que adoro”.

Por fim, consulte um dermatologista caso desconfie de caspa ou outros problemas no couro cabeludo, afinal ele é a chave para fios saudáveis e cheirosos.  

SPRAY ANTI-ODOR E ANTI-POLUIÇÃO PHYTODETOX

Embalagem do produto spray em fundo branco

Publicidade