Como cuidar do seu cabelo de acordo com a porosidade

Alta, média ou baixa? Descubra a porosidade do seu fio e como tratá-la

Por Amanda Ventorin Atualizado em 8 abr 2022, 21h29 - Publicado em 14 abr 2022, 10h00

Muito se fala sobre a porosidade de um cabelo, mas você, de fato, sabe o que isso significa?

É preciso entender que o cabelo é formado por três camadas: a cutícula, sendo a mais externa que se assemelha a “escamas de peixe”. Uma camada intermediária chamada córtex, que dá sustentação ao fio, e a medula na porção mais interna do fio, que não desempenha função estrutural significativa.

A porosidade do fio está relacionada à absorção de água e nutrientes pela haste capilar, ou seja, quando as cutículas se encontram abertas por ações diversas como processos químicos, climáticos ou mecânicos e afins. Dessa forma não absorve e não mantém substâncias nutritivas em seu interior interferindo na saúde do fio, apresentando-se quebradiço com muito frizz, sem brilho e maciez além de fragilidade extrema.  

TIPOS DE POROSIDADE

O cabelo pode apresentar três níveis de porosidade: baixo, médio e alto.  

Alta

Quando os cabelos absorvem água e perdem rapidamente. As cutículas estão abertas.

Como cuidar: “O ideal é a prevenção das lesões do fio, evitando os agentes físicos como sol, calor e agressões químicas frequentes, pois, uma vez lesada a cutícula não há regeneração definitiva, por mais que os apelos de marketing façam promessas” conta o médico e tricologista Luciano Barsanti. “Um cuidado parcial, estético é a hidratação frequente com ativos naturais, tais como manteiga de Karité, óleos essenciais , argan , coco, murumuru, oliva. Nas outras duas situações, a hidratação é sempre útil e pode ser realizada de uma vez por semana com máscaras de ativos naturais, como por exemplo, extrato de rosas brancas e alecrim” finaliza.

Continua após a publicidade

Além disso, é importante  se lembrar de tomar água e ingerir alimentos ricos em proteínas pois grande parte da composição dos fios é a base de aminoácidos e proteínas e depende de vitaminas (principalmente do complexo B) contidas nos alimentos.

Média

Os cabelos absorvem água e a mantém equilibradamente, assim como os nutrientes. As cutículas estão meias abertas. Nessa realidade os cabelos estão saudáveis.

Baixa

Quando a absorção de água e nutrientes fica mais difícil pelas escamas estarem mais fechadas. Nesse estado os cabelos ficam fracos apresentam rigidez e quebradiços.

Como cuidar: “Cabelos com porosidade baixa o ideal é utilizar produtos com pH entre 5 a 7 no caso de shampoos priorizando uma função mais de limpeza visto que normalmente cabelos nesse perfil não recebem nutrientes o qual o ideal é gradualmente abrir as cutículas para que ocorra a receptividade. Existem tratamentos em salões de beleza chamados desobstruidores (retiram formol gradativamente dos cabelos com porosidade baixa) permitindo assim que recebam nutrientes e adquiram vitalidade” compartilha Ton Toffanello Tricologista e Cosmetólogo, consultor da HTM Eletrônica.

COMO DESCOBRIR A POROSIDADE DO CABELO

Existem várias técnicas que podem ser utilizadas para descobrir a porosidade do fio. Viviane Coutinho, tricologista, compartilha que apesar de não ter ocmprovação científica, é possível descobrir apenas com um copo de água. “Tire um fio e coloque em um copo com água, caso ele flutue, ele está com baixa porosidade, a normalidade será vista se o fio lentamente baixar no copo. Já a alta porosidade se ele rapidamente baixar no copo” instrui. Luciano também conta que é possível saber se o fio está saudável pela observação, afinal se ele estiver opaco e sem vida não é um bom sinal. 

Ton Toffanello recomenda consultar um profissional com expertise e formação em tricologia ou terapia capilar, pois o mesmo poderá fornecer um diagnóstico real para cada caso utilizando inclusive a videodermatoscopia. 

Continua após a publicidade

Publicidade