O que pode causar o efeito rebote na pele? Médica explica

Exagerar na lavagem do rosto e não hidratar a pele estão entre os hábitos que podem contribuir para o efeito rebote. Saiba mais!

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 21 out 2024, 17h38 - Publicado em 27 mar 2024, 19h00
o que pode causar efeito rebote na pele
Exagerar na lavagem do rosto e não hidratar a pele estão entre os hábitos que podem contribuir para o efeito rebote | (Drazen Zigic/Freepik)
Continua após publicidade

Que o skincare é fundamental para manter a pele bonita e saudável, você, com certeza, já sabe. Mas, tão importante quanto fazê-lo regularmente é a forma como você coloca em prática os seus cuidados. Afinal, o uso incorreto dos produtos e alguns outros hábitos podem acabar danificando a barreira protetora da pele, causando o efeito rebote, que é caracterizado pelo aumento de oleosidade para compensar as agressões.

O que pode causar o efeito rebote na pele?

Lavar o rosto mais de duas vezes ao dia, mesmo que seja com um sabonete adequado para o tipo de pele, é um dos hábitos que podem levar à piora da oleosidade.

Além disso, exagerar na quantidade de produtos com ação secativa ou matificante, aplicar muita força na hora de lavar o rosto, pular a etapa da hidratação e esfregar a pele ao enxugá-la são outros comportamentos que podem desencadear o efeito rebote.

“Em pessoas com tendência à acne, o aumento da oleosidade pode levar à formação de lesões e piorar o quadro. A pele também pode ficar sensibilizada se houver prejuízo na barreira de proteção da pele, normalmente provocada pelo uso excessivo de produtos ou pela fricção”, explica a Dra. Andrea Bannach, gerente médica em dermatologia de Profuse, marca de dermocosméticos do Aché Laboratórios.

Continua após a publicidade

Se você tem o costume de lavar o rosto durante o banho com o chuveiro no modo quente, saiba que isso também não é indicado, uma vez que a água em temperaturas elevadas pode retirar os óleos naturais da pele, deixando-a ressecada e sensível. Como resposta a isso, pode ocorrer um aumento na produção sebácea, o que contribui para o surgimento de espinhas e vermelhidões.

Como lidar com o efeito rebote?

Ao perceber a piora da oleosidade ou outro efeito adverso, é importante buscar um dermatologista e verificar se você está usando os cosméticos corretamente e se eles são adequados às necessidades da sua pele naquele momento.

“Algumas pessoas acreditam que incluir mais produtos na rotina ou usá-los mais vezes ao dia vão gerar resultados mais rápidos. Mas é importante lembrar que condições de pele, como acne e hiperoleosidade, requerem tratamentos prolongados e cuidados a longo prazo. É necessário paciência para ver os resultados, além de obediência à rotina de skincare proposta”, alerta Andrea.

Continua após a publicidade

Por sensibilizar a pele e provocar irritações, o efeito rebote pode até mesmo atrapalhar os tratamentos dermatológicos, trazendo, muitas vezes, a necessidade de interrompê-los.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.