Pele oleosa: tire todas as dúvidas

A principal vilã da pele oleosa na alimentação não é a gordura, e sim os carboidratos refinados

Não há quem não se incomode com o rosto constantemente gorduroso e brilhante. A culpa é da produção exagerada de sebo, que, embora seja uma tendência definida pela genética, pode ser controlada. As dermatologistas Valeria Campos, de São Paulo, e Renata Domingues, do Rio de Janeiro, esclarecem como controlar a oleosidade.

Preciso usar hidratante facial mesmo assim?

Sim, pois a película de gordura que se forma na superfície da pele não garante a hidratação das camadas cutâneas mais profundas. Além disso, como a oleosidade costuma se concentrar na testa, nariz e queixo, é comum ter áreas ressecadas nas bochechas e no pescoço.

Para não piorar a sensação de rosto engordurado, o melhor é escolher um cosmético em gel, gel-creme ou loção livre de óleo e, de preferência, com ação matificante, que absorve o excesso de brilho e mantém a pele com aspecto sequinho. Fórmulas com alfa-hidroxiácidos (como ácido lático ou glicólico) são uma boa pedida: hidratam, reduzem a produção de sebo e estimulam a renovação das células.

Posso usar demaquilante bifásico no rosto inteiro?

Esse tipo de produto é indicado para facilitar a remoção de maquiagens à prova d’água, principalmente máscara para cílios e delineador. Tudo bem usá-lo na área ao redor dos olhos, que é naturalmente mais ressecada que a face. No restante do rosto, o melhor é retirar a make lavando com sabonete específico para pele oleosa.

Mulher no espelho passando creme no rosto

 (Jacob Ammentorp Lund/Thinkstock/Getty Images)

Quero usar filtro solar, mas a maioria das fórmulas pesa na minha pele. O que eu faço?

Além dos produtos em texturas mais fluidas, existem filtros capazes de bloquear a radiação ao mesmo tempo em que controlam a secreção de sebo e deixam a pele com aspecto opaco. Outra alternativa é aplicar (e reaplicar durante o dia) um pó facial com FPS, que protege e matifica a pele.

Passo adstringente várias vezes por dia, para aliviar a sensação de pele pegajosa. Está certo?

Não, pois o exagero (seja no uso de adstringente, seja na limpeza com sabonete) pode levar ao efeito rebote: as glândulas sebáceas passam a produzir mais gordura para repor a barreira de proteção que foi removida. Lavar o rosto duas vezes diariamente – de manhã e à noite – é o suficiente. Se você se sentir incomodada, pode utilizar folhas antibrilho para enxugar a oleosidade ao longo do dia.

Posso lavar com sabonete esfoliante todo dia, para remover os cravinhos que incomodam?

Não. A esfoliação serve para retirar as células mortas e as impurezas da pele, deixando-a mais lisinha – pode ser feita dia sim, dia não, de forma suave. Quanto aos cravos, o melhor é removê-los com uma limpeza de pele feita no consultório da dermatologista a cada um ou dois meses.

Maquiagem cremosa pode piorar o problema?

Sim, principalmente se o produto – base, blush ou corretivo – for muito espesso ou oleoso. Eles podem obstruir os poros e provocar acne. O ideal é procurar cosméticos fluidos, oil free, em pó e, de preferência, próprios para pele oleosa.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

O que eu como influencia na oleosidade da pele?

Sim. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, a principal vilã da pele oleosa não é a gordura, e sim os carboidratos refinados – como pão, macarrão e biscoitos feitos com farinha branca, além dos doces em geral. Eles elevam rapidamente os níveis de açúcar no sangue e a secreção de insulina, o que estimula as glândulas sebáceas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s