Como cortar os cabelos em casa

Profissional dá dicas sobre como aparar os fios em casa de uma maneira prática

Por Amanda Ventorin 24 nov 2020, 15h40

Seja por opção, questões financeiras ou por conta do isolamento social, muitas pessoas estão se arriscando em cortar as pontinhas ou fazer uma mudança em casa quando os fios não estão de um jeito que nos agrada. Com isso, pedimos para o cabeleireiro e terapeuta capilar Raphael Venerucci algumas dicas sobre como cortar os cabelos em casa e quais materiais precisamos ter.

Antes de tudo, vamos ao que você provavelmente já sabe: o profissional reforça que o ideal é cortar os fios com um especialista mas, como às vezes a vontade de se livrar das pontas estragadas é maior, ele dá uma “carta branca” se você não tem como ir ao salão, mas insiste que nunca se deve tirar muito. É importante pensar sempre que tem que tirar o mínimo possível, uns dois dedos de comprimento já estão ótimos. E nada de se aventurar em um corte novo. Esse corte em casa deve ser só para manutenção.

Como cortar os cabelos em casa: materiais

Para o processo, você vai precisar de:

  • uma tesoura bem afiada, ou específica para cabelos;
  • pente de cabo fino com dentes mais fechados, para que seja feito um melhor alinhamento dos fios e para utilizar o cabo na divisão;
  • elásticos de cabelo ou piranhas.

Precisando dos produtos? Clique na imagem ou nome dos produtos para comprar as indicações de Boa Forma.

Kit de tesouras para corte de cabelo

Kit de Pentes Rose – 3 Unidades, Lanossi Beauty & Care

Hair Ties Neon – 4 Unidades, Lanossi Beauty & Care

Como cortar os cabelos em casa: secos ou molhados?

Raphael diz que o melhor jeito de cortar os cabelos lisos ou levemente ondulados é com fios molhados, pois isso dá mais aderência. Quando eles estão secos, se “espalham” mais facilmente, ficando mais soltos e propensos a sair do lugar. Molhado ele dá mais firmeza para a tesoura no corte, e deixa o cabelo mais reto ao final.

Mas isso não se aplica as cacheadas, viu? Para esse tipo de fio, o melhor é cortar os cabelos secos, por conta do fator encolhimento, ou seja, o comprimento dos fios molhados e secos tem uma certa diferença, então você pode acabar cortando mais do que deseja. Além disso, é difícil prever como cada mecha cacheada vai ficar depois de seca. Cortando com ele já sem umidade, é possível ver para que lado o fio cai, com que textura etc.

Técnicas de corte

Existem diversas técnicas e jeitos diferentes de se cortar o cabelo para obter cortes e modelos diferentes, Corte em U, Long bob, desconectados/camada… E Raphael ensina como cortar em cada um deles.

Continua após a publicidade

Long Bob

O long bob é um pouco mais moderno e sofisticado, e também super simples de fazer.

Você vai dividir o cabelo no meio e fazer um rabo de cavalo baixo em cada uma, deixando as duas divisões próximas atrás da cabeça. Em seguida, deslize o elástico até o comprimento que você deseja cortar, e passe a tesoura de forma reta abaixo desse elástico. Ao soltar o cabelo, você já notará uma base reta na parte de trás e uma elevação na frente.

Corte em U 

O corte em U é mais simples e elegante, e super fácil de fazer. Com o cabelo molhado, divida-o no meio e coloque cada divisão toda para frente puxando pelos lados. Corte verticalmente cada lado.

(Lembrando que cortar dois dedos é o suficiente para cortar o cabelo por inteiro.)

Corte desconectado/camadas

Esse, geralmente, é o corte mais feito em casa. Sugiro que pegue uma mecha da nuca como base e corte o comprimento de dois dedos. Após isso, abaixe a cabeça e jogue-o todo para frente bem alinhado, até conseguir amarrar um rabo de cavalo rente a testa no meio da cabeça, mas sem prender a mecha utilizada como base.

Traga a mecha utilizada como base até a ponta do rabo de cavalo e retire o excesso de pontas maiores do que ela, o que deve dar no máximo dois dedos. Não corte mais do que isso, senão, pode ser que o corte fiquei muito marcado e com muitas camadas. Ao soltar, seu cabelo já estará desconectado e em camadas.

E não se esqueça: O segredo para não ficar torto é deixar o cabelo bem alinhado e dividido. Ao fazer o corte, é necessário prestar muita atenção para não deixar a cabeça torta e acabar virando-a quando for cortar os lado diferentes. Mantenha sempre a mesma posição!

Como cortar o cabelo em casa: video

Abaixo, o cabeleireiro Brad Mondo, dos Estados Unidos, ensina, em inglês, um passo a passo para um corte de base reta e uma camada discreta. Confira.


Tem mais dúvidas sobre como cortar o cabelo em casa? Manda mensagem para nós pelo nosso Instagram que nós vamos consultar um especialista para te responder por lá!

 

  • Continua após a publicidade
    Publicidade