Dois passos para manter a sua tatuagem bonita por mais tempo

A combinação hidratante + protetor solar é a maior aliada das tatuagens bonitas e bem cuidadas

Por Marcela De Mingo Atualizado em 19 abr 2022, 12h11 - Publicado em 27 abr 2022, 08h00

Quem já fez tatuagens sabe que o rabisco vem acompanhado de uma série de cuidados pós-procedimento. Evitar alimentos gordurosos (porque interferem na cicatrização), usar pomadas cicatrizantes e, às vezes, até evitar exercícios físicos são algumas das recomendações que os novos tatuados recebem ao sair do estúdio. 

Se engana quem pensa, porém, que os cuidados param aí. Qualquer pessoa, com tatuagem ou sem, já deve ter visto o que acontece quando não se cuida bem de uma tattoo: o desenho desbota, perde os contornos e, inclusive, pode se tornar uma grande mancha preta na pele, 100% irreconhecível com o passar do tempo. 

Evitar que isso aconteça é possível, mas exige uma rotina de cuidados. Conversamos com a Dra. Carla Gregório, que conta o passo a passo para manter as suas tattoos sempre bonitas. 

ROTINA DE CUIDADO EM DOIS PASSOS

Para a médica dermatologista, o principal erro cometido pelas pessoas tatuadas é negligenciar a hidratação do desenho. Não só isso, mas esquecer da proteção solar ou usar fórmulas com ácido na composição são outros grandes problemas nessa rotina de cuidados (ou, no caso, de falta deles!). 

Continua após a publicidade

Por isso, para a construção dessa rotina e manutenção do desenho, existem dois passos que precisam se tornar hábitos: a hidratação e a proteção solar. Além disso, o ideal, segundo a médica, é evitar a aplicação de produtos com ácidos como o retinóico na composição, já que podem fazer a pele descascar e levar ao desbotamento da cor da tattoo. 

A IMPORTÂNCIA DA HIDRATAÇÃO

Ok, já ouvimos falar bastante sobre a importância de hidratar a pele, seja ela tatuada ou não. Mas qual a diferença quando temos rabiscos permanentes? 

A hidratação é importante desde os primeiros dias após a tatuagem ter sido feita, para a cicatrização e manutenção da qualidade do desenho na pele”, explica a médica. “Uma pele hidratada ajuda no realce e definição das cores e ajuda a tatuagem a não desbotar.”

Ou seja, se você não tem o hábito de usar o hidratante, mesmo que de forma localizada sobre o desenho, agora é a hora de começar! Uma dica é manter o creme em um local visível, para que ele possa ser usado logo após o banho, por exemplo, ou antes de dormir. 

A proteção solar funciona como uma segunda – e essencial – camada de proteção, uma vez que o contato constante com a luz do Sol pode também desbotar as cores da tatuagem ou gerar queimaduras e ressecamentos severos que comprometam a região e o desenho. 

Continua após a publicidade

Publicidade