Condicionador: o que ele tem de diferente?

Descubra qual é a importância desse produto na manutenção da beleza e da saúde dos fios

Por Abril Branded Content - 27 nov 2017, 12h37

Todo mundo sabe que o condicionador deve ser usado junto com o xampu, ou melhor, depois dele. Mas você imagina por que esse produto é tão essencial? Na verdade, existem vários motivos. O principal é que ele é responsável pelo tratamento e maciez dos fios.

O xampu, que faz a limpeza capilar através da retirada das impurezas acumuladas, acaba abrindo as cutículas. Já o condicionador responde por fechá-las, ou seja, sem ele, o cabelo ficaria difícil de pentear, embaraçado e vulnerável a problemas como quebra e pontas duplas.

Além disso, o condicionador devolve a oleosidade natural e forma uma película protetora ao redor dos fios, diminuindo a desidratação. E os agentes hidratantes presentes na fórmula do produto, como a queratina, dão brilho e maleabilidade, reduzem o atrito provocado por pentes ou escovas e diminuem a eletricidade estática do cabelo, deixando-o ainda menos propenso às pontinhas partidas.

Outra informação importante é o fato de o condicionar ter ação bem distinta de outros produtos capilares, como o leave-in, o creme para pentear e o creme de tratamento.

Entenda as diferenças

Ao contrário do condicionador, o leave-in não deve ser enxaguado, pois foi criado para permanecer por várias horas no cabelo. Sua função é dar textura, domar e modelar os fios.

Continua após a publicidade

O creme para pentear, por sua vez, potencializa a hidratação iniciada pelo condicionador, auxilia no desembaraço, combate o efeito frizz e também não precisa ser enxaguado.

E apesar de muita gente trocar o condicionador pelo creme de tratamento, os dois têm missões distintas. O creme é indicado para recuperar os danos acumulados nos fios. Pode ser usado uma ou duas vezes por semana, conforme a necessidade, sempre entre o xampu e o condicionador. O exagero na quantidade costuma causar o resultado contrário ao desejado: o cabelo fica pesado e opaco.

Uso liberado

Enquanto isso, o condicionador pode ser usado diariamente e em qualquer tipo de fio, seja normal, oleoso, seco ou ressecado, desde que se tome o cuidado de não aplicar o produto junto à raiz. É que, em contato com o couro cabeludo, pode aumentar a oleosidade, incomodando quem já tem raiz oleosa.

Por essa razão, a quantidade ideal equivale ao tamanho de uma ou duas moedas de R$ 1. Fios finos e oleosos necessitam de apenas uma dose. Importante: é essencial remover bem todo o condicionador no enxágue.

Neutrox/Divulgação

Outro detalhe é que, quanto mais rico em substâncias hidratantes, mais eficaz é o produto. É o caso do condicionador Neutrox Clássico, produzido à base de queratina hidrolisada. Com fórmula concentrada, dá para perceber a melhora do estado geral do cabelo logo na primeira lavagem.

Para ativar ainda mais o poder do condicionador, é interessante combiná-lo com outros itens da linha, como o xampu, o creme para pentear e o creme de tratamento Neutrox Clássico. Como foram desenvolvidos para atuarem em conjunto, os resultados prometidos serão melhores com a parceria.

Continua após a publicidade
Publicidade