Corrida e flacidez: o que dizem os dermatologistas sobre os efeitos na pele do rosto
Dermatologistas revelam se a corrida pode acelerar o envelhecimento do rosto
Não existem evidências científicas que comprovem que a corrida causa flacidez na pele do rosto. No entanto, ela pode ser um fator que contribui para essa alteração estética devido a alguns motivos. Entenda a seguir!
Correr deixa a pele do rosto caída?
A corrida pode colaborar para o envelhecimento do rosto porque tende a consumir um grande número de calorias de forma rápida, gerando uma perda de peso significativa.
“O emagrecimento e a produção de radicais livres, que acontecem durante qualquer atividade física, podem estar ligado a esse aspecto de flacidez da pele do rosto”, explica a Dra. Paula Chicralla, dermatologista.
“Além disso, normalmente os corredores têm uma dieta muito restrita, com alguns desequilíbrios de calorias, que podem acabar favorecendo o envelhecimento precoce”, acrescenta a Dra. Vivian Simões, dermatologista.
A prática de corrida ao ar livre, que expõe a pele ao sol, também pode acelerar o envelhecimento cutâneo, especialmente se for feita em horários de maior radiação e sem a proteção adequada. Então, nunca se esqueça de aplicar o filtro solar e de lançar mão de outros acessórios, por exemplo, as viseiras.
“O sol provoca uma quebra das fibras de colágeno e das fibras elásticas, essenciais para manter a firmeza e a elasticidade cutânea. Ele também pode causar um fotodano, que é como costumamos chamar na dermatologia, um dano causado pela luz, que, muitas vezes, é irreversível”, fala Simões.