O que você precisa saber para cuidar dos cabelos durante o inverno

A rotina de cuidados com os fios precisa passar por adaptações durante a estação mais fria do ano

Por Marcela De Mingo Atualizado em 15 jun 2022, 19h02 - Publicado em 26 jun 2022, 08h00

Todas nós já ouvimos, em algum momento, sobre a importância de cuidar da saúde capilar no inverno. E se você não sabia sobre disso, saiba agora: é bastante importante adaptar a sua rotina de cuidados quando a estação muda. 

CABELO NO VERÃO X CABELO NO INVERNO

O primeiro passo para essa adaptação é entender as diferenças entre os efeitos que o inverno e o verão têm no cabelo. “Durante o verão, os principais agressores dos fios capilares são a radiação solar, a água salgada e o cloro das piscinas”, explica a Dra. Judith Cavalcante, dermatologista e consultora da Philips. “Já no inverno, os vilões passam a ser: a água muito quente nos banhos e o uso excessivo de secador e pranchas”. 

Como resultado, todos esses fatores contribuem para o ressecamento dos fios, deixando-os porosos, opacos, quebradiços e com maior tendência ao frizz. “E se o cabelo já acumula danos de alisamentos, descoloração ou atrito excessivo, este processo é agravado”, explica a médica. 

OS EFEITOS DO INVERNO NO CABELO

Falamos um pouco sobre o que o inverno pode causar nos fios nos parágrafos acima, mas é importante entender esse impacto profundamente para ajustar a sua rotina de cuidados. 

“Com a chegada das temperaturas mais frias, tendemos a tomar banhos mais quentes e, no chuveiro, é a cabeça que fica mais próxima, recebendo a água com a temperatura mais elevada”, diz a dermatologista. “Também, pela maior dificuldade na secagem natural dos fios, tendemos a usar secadores mais frequentemente e intensamente.”

Longe de nós querermos soar repetitivas, mas essas informações são importantes para você entender as informações a seguir. A camada externa dos fios é formada por escamas que garantem a proteção externa e mantêm a sua hidratação natural. O calor em excesso, seja da água, seja de secadores, agride essa cutícula e favorece a perda de nutrientes e água. 

“O hábito de dormir ou prender os fios por longos períodos com o cabelo ainda molhado predispõe a micoses no couro cabeludo. Então, é preciso achar o equilíbrio entre secar o cabelo, mas sem agredi-lo desnecessariamente”, explica. 

COMO CUIDAR DOS CABELOS NO INVERNO

Hora de irmos para a prática. Afinal, como cuidar dos cabelos durante o inverno? 

1

Cuide da temperatura da água

“A exemplo da pele, a água quente também é inimiga dos cabelos”, reforça a Dra. Judith. “Por isso, use a água apenas um pouco morna e tome banhos mais rápidos no inverno – quando pode ser tentador aquecer demais a água e ficar debaixo do chuveiro por muito tempo.”

Ah, e um ponto importante: a médica reforça que lavar os fios com água quente, mas jogar um jato de água fria ao final da lavagem só dá uma falsa sensação de brilho, mas não evita ou compensa os efeitos do calor em excesso nos fios. 

2
Continua após a publicidade

Atenção na hora de secar

A orientação da médica é secar o cabelo pressionando-o com uma toalha de microfibra (e não esfregando) para absorver a maior parte da umidade. 

3

Proteja os fios do calor

Antes de usar chapinhas ou secadores, lembre-se de aplicar um protetor térmico no cabelo, em mechas. “Use o secador com uma distância de 15 a 20 cm da superfície do cabelo e movimente-o, evitando aquecer demais em um só lugar”, diz a dermatologista. 

4

Seque antes, modele depois

Para a profissional, modeladores de cachos e pranchas devem ser utilizados apenas após os fios estarem secos. Nada de usar o babyliss enquanto os fios ainda estão úmidos! 

5

Atenção à hidratação

“Mantenha os cabelos hidratados! Para isso, evite agressões e faça uma hidratação/ umectação periódica”, aconselha. Nessa onda, evite excessos de química, como sobrepor um alisamento à descoloração. 

DÁ PARA RECUPERAR O CABELO DANIFICADO NO INVERNO? 

Sim, mas em partes. A médica explica que é possível reparar os fios parcialmente, em especial quando não existem danos intensos ou acumulados por muitas agressões seguidas.

“Por isso, é sempre melhor prevenir do que remediar”, reforça. “Manter os cuidados citados são essenciais durante todo o inverno.”

Para intensificar o cuidado, um método de hidratação interessante e fácil – que pode ser feito em casa e tornar-se parte da rotina – é a umectação dos fios. 

“Basta aplicar óleo vegetal (de coco, rícino, argan, semente de uva ou jojoba) no comprimento da haste, com o cabelo seco, em mechas e retirar na lavagem após 2 a 6 horas”, recomenda a Dra. Judith. “Isso pode ser feito uma vez por semana ou a cada 15 dias, dependendo da necessidade de cada cabelo. Outra opção é misturar com a máscara capilar e aplicar nos cabelos lavados ainda molhados, aguardando 30 minutos antes de usar o condicionador e enxaguar.”

Continua após a publicidade

Publicidade