Continua após publicidade

Os cuidados essenciais com a pele e os cabelos no verão

É necessário adaptar as rotinas de cuidados para, principalmente, proteger-se contra os danos causados pelos raios solares

Por Marcela De Mingo
Atualizado em 21 dez 2022, 11h04 - Publicado em 21 dez 2022, 08h00

O verão é uma estação deliciosa, porém, também pode ser extremamente nociva para a nossa pele e cabelo. Além dos perigos óbvios – como a exposição excessiva ao sol -, existem outros agentes que acabam interferindo na saúde da pele e capilar, como o vento, o sal do mar e a falta de hidratação adequada. 

ERROS NO CUIDADO COM O CABELO E A PELE NO VERÃO

Para começo de conversa, é importante entendermos os principais erros quando o assunto são os cuidados com o cabelo e a pele no verão. De acordo com a Dra. Fernanda Porphirio, dermatologista da Clínica Vanité de São Paulo, a principal questão é a falta de adaptação dos produtos de uso diário para a nova estação. 

“Rever a rotina de cuidados é muito importante, pois a nossa pele é um organismo vivo e sofre alterações com essas mudanças”, explica. “Fazer ajustes de acordo com as novas demandas da pele é fundamental, especialmente se houver necessidade de um bom controle de oleosidade e rever e diminuir o uso de substâncias que podem sensibilizar a pele como ácidos fortes.”

Outros erros comuns, segundo ela, são suspender a hidratação da pele e também não usar a fotoproteção adequada, já que essa é uma época de maior incidência de raios solares e, consequentemente, de maior dano na pele.  

O QUE MUDAR NA ROTINA DE SKINCARE?

Continua após a publicidade

A rotina de cuidados com a pele deve ser mantida e ajustada de acordo com a necessidade individual de cada um. Ainda assim, os passos básicos do skincare, limpeza, hidratação e fotoproteção, não podem faltar em nenhuma ocasião. 

“Os cuidados de fotoproteção devem ser redobrados, e podemos utilizar vanete óculos [óculos de segurança] para aumentar essa proteção, além de roupas com proteção UV”, explica. 

O uso de ácidos deve ser revisto, já que alguns deles podem sensibilizar a pele, e a hidratação também deve ser reavaliada. Ela deve ser mantida, claro, mas pode ser necessário trocar produtos mais densos, como cremes, por outros mais leves, como os séruns ou tônicos. 

ERROS NO CUIDADO COM O CABELO NO VERÃO

Voltando a atenção agora para os cabelos, a médica indica que o principal erro cometido, nesse aspecto, é acharmos que os fios não precisam de proteção solar. 

Continua após a publicidade

“Eles também serão atingidos pelos raios solares em maior incidência, o que já é responsável por um grande dano na haste capilar”, explica. “Além disso, a maior permanência ao ar livre também vai aumentar a exposição ao vento, e o sal do mar e o cloro da piscina também contribuem para o dano desse fio, fazendo com que os cabelos fiquem mais ressecados, quebradiços, opacos e com frizz durante essa época se não receberem os cuidados adequados.”

O QUE MUDAR NOS CUIDADOS CAPILARES NO VERÃO 

Dito isso, o principal é utilizar um protetor térmico para proteger os fios no verão e também utilizar agentes físicos, como bonés, para aumentar a proteção em relação aos raios solares. 

Dar um up na hidratação e realizar a reposição de proteínas e aminoácidos também pode ser uma boa ideia para essa época do ano. 

“Além disso, é interessante diminuir o dano causado por agentes físicos, reduzindo o uso de secadores e chapinhas. E não esquecer de ter uma alimentação saudável e balanceada, garantindo a entrega de nutrientes para a formação desse cabelo, e ingesta de líquidos adequada para hidratação.”

Continua após a publicidade

Por último, vale lembrar que a exposição ao cloro e ao sal é sempre danosa para o cabelo, por isso, utilizar protetores capilares quando nessas situações é bastante importante. “Sempre lave o cabelo com água normal após os mergulhos, para retirar os resíduos e caprichar na hidratação”, finaliza. 

Publicidade