Dia da Amazônia: conheça 6 ativos amazônicos e seus efeitos

Muito usados nos cosméticos, eles têm efeitos ótimos tanto na natureza quanto na sua pele e cabelo

Por Larissa Serpa e Amanda Ventorin - Atualizado em 4 set 2020, 16h33 - Publicado em 5 set 2020, 09h00

Dia da Amazônia: conheça 6 ativos amazônicos e seus efeitos  

Hoje, dia 5 de setembro, é comemorado o Dia da Amazônia. A data busca levar à atenção os cuidados que precisamos ter com uma das maiores reservas naturais do planeta e que, hoje, está sofrendo uma de suas maiores ameaças, com os alarmantes níveis de desmatamento dos últimos anos, segundo o sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Com o desmatamento, não só a flora e fauna do local sofrem ameaças, mas toda a população mundial. Para exemplificar a grandiosidade dessa floresta, Boa Forma separou abaixo, 6 ativos amazônicos e seus efeitos nos nossos cuidados pessoais. 

1. Buriti

Daria Ustiugova/Getty Images

O Buriti é uma palmeira tipicamente encontrada no território central brasileiro e sul amazônico sendo comumente utilizada no artesanato e na culinária. Ela também é manuseada para auxiliar a cicatrização e diminuir a toxicidade de substâncias nocivas, como veneno de cobra, devido ao seu alto poder desintoxicante e antialérgico. “Da sua fruta, é extraído o óleo de Buriti, que é rico em ácido graxo monoinsaturado, carotenóide, polifenóis e vitamina C. Possui propriedade cicatrizante e antioxidante”, diz Kédima Nassif, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e também da Associação Brasileira de Restauração Capilar. 

Em cosméticos, o Buriti é comumente utilizado na forma de óleo em cremes hidratantes, por ser a mais rica fonte natural de betacaroteno, um dos mais poderosos antioxidantes que possui grande capacidade de renovação celular. É indicado também para shampoos, condicionadores, produtos pós sol; protetores solares e sérum, ajudando na proteção de raios UV nestes dois últimos citados.  

Além disso, este óleo oferece ação antioxidante e, por possuir vitamina A, que ajuda a prevenir o aparecimento de rugas, proporciona firmeza para a pele e auxilia na cicatrização do tecido. E também dispõe de vitamina C, que previne o envelhecimento precoce e estimula a produção de colágeno. 

Experimente: Antioxidante para pele Óleo de Buriti, Ekilibre Amazônia, compre aqui.

2. Tucumã

Sendo também uma palmeira, o Tucumã possui alta resistência ao calor e é tipicamente encontrado no Pará até as regiões da Guiana Francesa e Suriname. Está presente também  na Amazônia, onde destacam-se suas variedades, como o tucumã-do-pará e tucumã-do-amazonas. “Fornece melhora do sistema imune e, sob a forma de manteiga, promove a hidratação da pele e cabelos e pode ser usado na umectação dos fios crespos, melhorando o frizz“, diz Kédima. 

Fornece melhora do sistema imune e, sob a forma de manteiga, promove a hidratação da pele e cabelos e pode ser usado na umectação dos fios crespos, melhorando o frizz

O hidratante feito a base da manteiga, que é extraído da sua polpa ou semente, forma uma barreira de proteção parecida com o silicone, e sua alta concentração em Ômega 3, 6, 9 e beta caroteno, ajuda na regeneração de cabelos danificados quimicamente, devolvendo maciez e força aos fios. Outros componentes presentes no Tucumã são a vitamina A, que ajuda a combater a flacidez da pele e as vitaminas B1 e C, com alto poder antioxidante. 

Além dos benefícios de sua semente, o caroço é utilizado no artesanato e suas folhas fornecem uma fibra bastante resistente, que é usado nas cestarias.  

Experimente: Máscara de Hidratação para cabelo com Ativo de Manteiga de Tucumã, Boogie Oogie, compre aqui.

3. Açaí

Daria Ustiugova/Getty Images

Este com certeza é um dos ativos mais conhecidos, sendo popularmente utilizado na culinária! É um alimento com alto valor energético, muito consumido na Amazônia e em diversas regiões do Brasil. O Açaí é uma palmeira comumente encontrada no Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima e Pará.  

Continua após a publicidade

Como alimento, o açaí contém alguns benefícios como fibras para a atividade das funções intestinais; antocianina que ajuda no combate ao colesterol e aos radicais livres; ferro para a oxigenação das células do sangue; cálcio para o fortalecimento dos ossos; vitamina E, antioxidante para a prevenção do câncer entre outros. 

Em cosméticos, é utilizado o seu óleo em cremes nutritivos, hidratantes para a pele, shampoos, condicionadores e também em séruns. Assim, o óleo de açaí possui diversos benefícios, como ação antioxidante e calmante para peles irritadas, melhorando possíveis manchas. Além de possuir Ômega 6 e Ômega 9, indicado para produtos faciais e anti-envelhecimento e vitaminas B1, C e E, que além de hidratar, combate o envelhecimento precoce.   

Experimente: Óleo de Tratamento para cabelos Açaí, Cadiveu, compre aqui.

4. Andiroba

A árvore neotropical se localiza no Brasil por toda a bacia Amazônica, tanto nas florestas de terra firme como nas florestas temporariamente alagadas. Suas sementes são encontradas debaixo da árvore-matriz ou são dispersas pela correnteza, quando próximas dos rios, riachos ou manguezais. Análises químicas do óleo de andiroba identificaram que o mesmo possui propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e insetífugas que são atribuídas à presença de limonoides, nomeado de andirobina.   

No setor cosmético, ele é um excelente óleo de massagem e para a caspa de cabelo

O Ácido oleico, também presente em sua composição, promove ação anti-inflamatória e repelente. A vela de óleo de andiroba ao ser queimada inibe a fome do mosquito, sendo um repelente 100% eficaz, segundo estudos. 

No setor cosmético, ele é um excelente óleo de massagem e para a caspa de cabelo. “Sua manteiga promove a hidratação e regeneração da pele e cabelos”, diz Kédima.  

Sua procura no mercado de cosméticos se intensificou após ser lançado um creme hidratante e anti-celulite à base de óleo de andiroba.  

Experimente: Tratamento para Celulite Óleo de Andiroba, Ekilibre Amazônia, compre aqui.

5. Murumuru

A palmeira Murumuru, abundante na Região Amazônica brasileira, tem a manteiga utilizada em pequenas proporções em shampoos; condicionadores; cremes; loções hidratantes, sabonetes; batons e desodorantes. Por ser rica em ácido láurico, mirístico e oleico, que deixam a pele com uma proteção que se assemelha ao silicone, mas sem entupir os poros da pele, são uma ótima opção para o tratamento de peles ressecadas e cansadas. 

Podem ser um grande aliado para manter os cachos, pois como possui alto poder de hidratação, promove a selagem dos fios levando a ação anti-frizz e auxilia no controle do volume

Os cremes para cabelos a base de manteiga de murumuru podem ser um grande aliado para manter os cachos, pois como possui alto poder de hidratação, promove a selagem dos fios levando a ação antifrizz e auxilia no controle do volume, além de fortificar as raízes. Também são indicados para tratar os fios danificados pela ação do vento, sol, chapinha e até da tintura.  

 Experimente: Shampoo de Manteiga de Murumuru e Rosa, Love Beauty & Planet, compre aqui.

6. Copaíba

Nastasic/Getty Images

Adaptada a uma grande variedade de ambientes, o óleo resina de copaíba é um dos óleos medicinais mais vendidos na Amazônia e existem várias espécies, que, embora apresentem algumas diferenças botânicas, são todas atribuídas a mesma utilização medicinal-cosmética. Composto de 72 sesquiterpenos e 28 diterpenos, é eficaz no tratamento de infecções no trato respiratório e urinário, como antibiótico natural que age altamente eficaz contra bactérias gram-positivas, é recomendado para a caspa, pois ajuda a equilibrar a oleosidade do couro cabeludo, e também para a acne, por ser cicatrizante e antimicrobiana.  

O óleo resina de copaíba contém também propriedades anti-inflamatórias e emolientes, aliviando rapidamente a dor e coceira da pele inflamada e irritada. No processo industrial-cosmético é utilizado como um componente de fragrância em perfumes e em preparações de cosméticos como sabões e cremes por conta de suas propriedades.  

Experimente: Tratamento para Acne Óleo de Copaíba, Ekilibre Amazônia, compre aqui.

Continua após a publicidade
Publicidade