5 possíveis motivos por trás das dores nas unhas

Desde lesões até tumores, sentir dores nas unhas pode estar atrelado a diversas causas

Por Amanda Ventorin Atualizado em 25 mar 2022, 16h28 - Publicado em 31 mar 2022, 10h01
1

CORTÁ-LAS MUITO CURTAS

Ao fazer isso, você rompe a barreira com a unha que pode causar dor. “Principalmente quem usa unhas compridas, quando as corta costuma sentir dor, pois você acaba pegando uma estrutura viva debaixo da unha”, explica a dermatologista Meire Gonzaga.

Isso acontece pois as unhas são feitas pela lâmina ungueal, que se tornam estruturas mortas quando se descolam da pele (a parte branca da unha). Uma vez que você as corta rente demais da pele, pode acabar ferindo parte da estrutura ainda viva, causando a dor.

2

HEMATOMA SUB-UNGUEAL

De acordo com a farmacêutica Letícia Philippi, sócia-fundadora da Philozon/Ozoncare, a dor pode estar relacionada a algum machucado provocado por traumas na região da unha, como uma pancada ou queda de objeto, que provoca dores.

3

UNHA ENCRAVADA

Mais comumente com dedos dos pés, a unha encravada ocorre quando o canto da unha cresce por dentro da pele ao redor dela. Maria Eduarda Pires, médica dermatologista, explica que casos iniciais de unha encravada podem ser tratados com o uso de orteses ou tentando levantar a unha, inserindo um pedaço de algodão debaixo, como uma alternativa natural de fazer com que a mesma pare de crescer a redor da pele. “Mas casos severos acabam necessitando de procedimento cirúrgico, que é chamado cantoplastia”.

Continua após a publicidade

4

INFECÇÕES

Infecções fúngicas e bacterianas podem acometer a unha, colocando em risco sua saúde, como por exemplo a paroníquia aguda, que é uma infecção bacteriana que se prolifera ao redor das unhas causada pelo Staphylococcus aureus e pode causar dor. “O tratamento das infecções bacterianas e fúngicas é realizado com terapia tópica, quando necessário sendo associado terapêutica oral”, diz Maria. Além disso, Maria explica que hoje em dia, infecções fúngicas podem ser tratadas com lazer.

5

TUMOR GLÔMICO 

Afetando o corpo glômico que é responsável pelo controle de temperatura por meio do controle de fluxo sanguíneo na pele, esse tumor é benigno e não oferece grandes riscos.  Apesar disso, sua principal característica é uma dor intensa nas unhas. O tratamento é feito de maneira cirúrgica.

COMO EVITAR A DOR NAS UNHAS

“Evite tirar muito a cutícula e procure lixar nas laterais. Além disso, use um hidratante de mãos e cutículas diariamente, isso vai promover hidratação intensa, regeneração e proteção”, aconselha Letícia Philippi.

 

 

 

Continua após a publicidade

Publicidade