Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Faz natação? Saiba como evitar o ressecamento da sua pele com 3 cuidados simples

Veja como o cloro afeta a pele e dicas de cuidados simples para manter a hidratação

Por Maraísa Bueno
1 dez 2025, 10h00
Especialista traz 3 cuidados simples para a saúde da sua pele durante a prática de natação
Especialista traz 3 cuidados simples para a saúde da sua pele durante a prática de natação (freepik/Freepik)
Continua após publicidade

Uma das atividades físicas mais completas e recomendadas para todas as idades é a natação. Ela melhora o condicionamento físico e contribui para o bem-esta geral.

Apesar de tantos benefícios, quem passa muito tempo na piscina precisa redobrar a atenção com a saúde da pele durante a natação. O contato frequente com a água, especialmente a tratada com cloro, pode remover a barreira natural de proteção, provocar ressecamento, coceira, irritações e até deixar a pele com aspecto esbranquiçado ou acinzentado por conta da perda de lipídios.

De acordo com o médico dermatologista Raul Cartagena Rossi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e consultor da TheraSkin®, o cloro usado nas piscinas pode comprometer a barreira cutânea.

“O cloro altera o manto lipídico da pele, que é responsável por manter a hidratação e a proteção natural. Crianças e pessoas com pele seca ou sensível são ainda mais vulneráveis a esse efeito”, explica o especialista.

Continua após a publicidade

É possível manter a pele saudável e protegida e praticar natação. Para isso, o médico recomenda cuidados simples que fazem toda a diferença. São eles: 

  • Aplicar um hidratante leve antes do treino, criando uma barreira protetora contra a perda de água. Prefira produtos com ativos emolientes e calmantes, especialmente para peles sensíveis.
  • Enxaguar o corpo imediatamente após sair da piscina com água corrente e sabonete suave para remover os resíduos de cloro, que podem irritar, ressecar e deixar a pele opaca. No caso das crianças, utilizar sabonetes neutros e hipoalergênicos.
  • Hidratar profundamente a pele ainda levemente úmida, ajudando a reter a água e a restaurar a barreira cutânea. Dê preferência a cremes ou loções com ativos calmantes, que aliviam as irritações e prolongam a sensação de maciez.

Outras medidas complementares também potencializam a proteção: manter a ingestão adequada de água para hidratar o organismo de dentro para fora, usar protetor solar no caso de treinos ao ar livre — mesmo em dias nublados — e optar por piscinas bem tratadas, já que o excesso de cloro pode acentuar o ressecamento.

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.