Fios claros pedem atenção redobrada

Apostar em produtos específicos e poderosos, que combatem os danos causados pela química, é fundamental para a beleza do cabelo claro

Por Abril Branded Content - Atualizado em 16 ago 2017, 17h04 - Publicado em 11 ago 2017, 18h35

Seja investir em mechas, seja iluminar com luzes ou apostar num tom mais suave, o fato é que clarear os fios sempre exige cuidados extras. Isso porque a química adotada costuma ser agressiva, levando à perda de água, ou seja, prejudicando a hidratação natural dos fios.

Para se ter uma ideia, o descolorante utilizado no processo retira todo o pigmento de dentro do fio. Já as tinturas trazem amônia na composição, substância que abre a cutícula do cabelo para o pigmento fixar. “Se o cabelo não for tratado com as medidas adequadas, pode ficar fragilizado, áspero, quebradiço, ressecado e sem viço”, explica Katia Pacheco Barbosa, hair stylist e diretora do salão Menta Pimenta, de São Paulo (SP).

Para ostentar fios brilhantes, macios e sedosos, o primeiro passo é investir em produtos com substâncias capazes de recuperar os danos e, ao mesmo tempo, manter a cor viva por mais tempo. “Eu não abro mão de usar um xampu e um condicionador próprios para combater o ressecamento e aspereza. Se o meu cabelo fica muito ressecado, passa a quebrar mais quando penteio. Volta e meia também aplico um creme sem enxágue, principalmente nas pontas, que ficam quebradiças”, conta a advogada Maria Fernanda Vieira, 32 anos, que há cinco destacou o castanho claro natural com luzes fininhas.

Os cremes para pentear são mesmo ótimos na hora de arrumar o cabelo de última hora e manter o frizz bem longe. Vale a pena ter o produto sempre por perto e pentear o cabelo com um pente de madeira de dentes espaçosos. Ou modelar os fios com as mãos, se for o caso.

Muita química pede… Muita hidratação!

“Para manter os fios brilhantes é bom hidratá-los com frequência em casa, uma vez por semana, com uma máscara ou creme que recupere o cabelo e surta efeito imediato”, recomenda Katia, que indica a lavagem com água morna, quase fria. “A temperatura alta acaba com os fios, ressecando-os e tornando-os quebradiços”, destaca.

Essas dicas valem para todas as mulheres, mas principalmente para as donas de cachos. De acordo com a especialista, o cabelo cacheado tem tendência a ser seco porque a ondulação diminui a distribuição natural da oleosidade do couro cabeludo para o restante dos fios. “Mudar a cor significa que você vai danificá-lo ainda mais”, alerta.

Por isso, ela aconselha a conversar com um bom profissional que vai avaliar qual o tipo de tintura ideal e como vai distribuí-la. Essencial também é, em casa, aplicar os produtos certos, sempre.

Linha salva-vidas

Uma aposta certeira para manter a boa aparência dos fios coloridos é adotar produtos que tragam em sua composição ingredientes eficazes, como a linha S.O.S., de Neutrox. À base do duo complexo de proteínas, ativo fundamental para a restauração da saúde e da beleza natural dos cabelos, os produtos não só reparam os sinais de agressão térmica pelo uso constante de secador e chapinha, como também os danos causados por processos químicos – coloração, descoloração e alisamento. O resultado é um cabelo hidratado, macio, luminoso e muito fácil de pentear.

Divulgação

A linha Neutrox S.O.S. é composta por quatro itens. O primeiro é o xampu, que limpa profundamente a raiz e nutre sem ressecar, resgatando a saúde capilar, preparando os fios para os próximos produtos da linha. O condicionador restaura as cutículas desde a primeira aplicação, desembaraça e recupera o impacto das agressões químicas e térmicas. Já o creme para pentear proporciona blindagem das cutículas e desembaraço instantâneo, garantindo fios disciplinados, fáceis de pentear e modelar, além de maciez e brilho duradouros. A principal novidade da linha é o creme de tratamento instantâneo, que tem fórmula potente e eficaz em hidratação imediata. Ideal para quem não tem tempo a perder, fortalece e repara os fios de modo instantâneo, restituindo a beleza dos cabelos na hora.

Continua após a publicidade
Publicidade