Continua após publicidade

5 hábitos que fazem o seu botox durar menos

Se você quer manter o efeito do procedimento por mais tempo, o ideal é ficar longe de algumas práticas, entre elas, fumar e ingerir álcool

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 21 out 2024, 16h41 - Publicado em 30 jun 2023, 16h53
Hábitos que interferem no tempo de duração do botox
A toxina botulínica age paralisando os músculos da face (ArtPhoto_studio/Freepik)
Continua após publicidade

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o uso de toxina botulínica cresceu cerca de 360% nos últimos anos. A substância, que se tornou popular por suavizar as rugas e arquear as sobrancelhas, é procurada até mesmo por jovens adultos, a fim de prevenir as marcas do envelhecimento natural da pele. De forma resumida, ela atua bloqueando a liberação de acetilcolina, um neurotransmissor que controla as contrações dos músculos, resultando no relaxamento da região e evitando o aprofundamento das linhas de expressão.

No entanto, o que muita gente não sabe é que o botox também é recomendado para outras finalidades e pode ser utilizado em outras partes do corpo. Quando aplicado nas axilas, por exemplo, ele pode ajudar na hiperidrose (transpiração excessiva), pois, ao inibir temporariamente a aceltilcolina, as glândulas sudoríparas deixam de ser estimuladas exageradamente.

Além disso, estudos mostram que o procedimento injetável pode ser uma alternativa para o tratamento da enxaqueca, reduzindo a frequência das crises de dor de cabeça. “Ele age como um bloqueador neuromuscular, impedindo a contração muscular e, por consequência, a compressão dos nervos sensitivos periféricos”, explica o Dr. Paolo Rubez, cirurgião plástico formado pela UNIFESP e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS). 

QUANTO TEMPO DURA?

Agora que você já sabe como funciona o botox e para quais casos ele pode ser indicado, chegou a hora de entender por quanto tempo dura o seu efeito. E, quem esclarece essa dúvida é a Dra. Ana Laura Fontana, especialista em harmonização facial.

Continua após a publicidade

De acordo com ela, em geral, a durabilidade do produto varia entre três a seis meses. Entretanto, alguns hábitos podem torná-la menor. Veja quais a seguir:

 

1

 

Fumar

O tabagismo é um vício extremamente nocivo à saúde do organismo, trazendo problemas, inclusive, para a pele, que tende a ficar mais ressecada e, em alguns casos, manchada. Devido às suas substâncias tóxicas, o cigarro reduz o fluxo sanguíneo, o que acaba comprometendo a entrega de nutrientes para os músculos. Com isso, a ação do botox diminui muito, como explica a Dra. Ana.

2

Consumir bebidas alcoólicas

Entre os hábitos que prejudicam o tempo de duração do botox, não podemos deixar de mencionar a ingestão de álcool. Afinal, ele, assim como o cigarro, compromete a produção de colágeno, colabora para o ressecamento do corpo e acelera o envelhecimento. “Pior ainda é quando além de ingerir álcool, a pessoa bebe pouca água. É duplamente prejudicial”, ressalta a médica.

3

Ficar testando o produto

“Acontece, às vezes, das pessoas colocarem botox e ficarem testando o produto, fazendo caretas e sendo excessivamente expressivos para saber se ‘pegou’. Além de não ter necessidade de fazer isso, também é algo que desgasta e reduz o tempo de ação da toxina. Busque reeducar seus músculos e relaxe-os ao invés de contraí-los”, alerta ela.

Continua após a publicidade
4

Exposição solar

Quando em excesso, a exposição solar pode colocar em risco a saúde e a aparência da nossa pele, tendo relação até mesmo com o surgimento do câncer de pele. Já quando se trata da duração do botox, podemos considerá-la um problema porque a substância utilizada no procedimento é sensível ao calor. “Por isso, indico passar protetor solar e evitar os horários mais quentes”, ressalta.

5

Não ter uma rotina de skincare

Manter uma rotina de cuidados com a pele vai beneficiar nossa saúde de diferentes formas, o indicado é que todos fizessem, com ou sem aplicação da toxina. Indico um produto anti-idade e um hidratante facial, mas sempre e em qualquer situação, o protetor solar precisa ser utilizado. Ele é fundamental”, conclui a Dra. Ana.

 

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.