Continua após publicidade

Quer cachos mais definidos e leves? Tente o método da tigela

O método da tigela tem ganhado adeptos no TikTok e mostra como funciona a tática de finalizar o cabelo com creme diluído em água

Por Marcela De Mingo
Atualizado em 24 mar 2022, 18h32 - Publicado em 1 abr 2022, 08h00

O TikTok tem se mostrado o melhor amigo de quem quer melhorar a sua rotina de cuidados com os cabelos. Um dos vídeos do momento, no entanto, é bastante inusitado: nele, a pessoa mergulha o cabelo cacheado molhado em um recipiente com água, diluindo o creme de ativação. 

A ideia é relativamente simples: depois de lavar o cabelo, e antes de usar uma toalha para ajudar a secá-lo, você coloca um pouco de água em uma tigela funda ou recipiente, aplica o creme modelador diluído em água nos fios e “enxágua” o cabelo repetidas vezes nessa mesma bacia, sem trocar a água no processo. A promessa é de fios bem mais hidratados e definidos, além de mais leves. 

@curlyzia.xo

You know it’s my favourite part of wash day 🥰 #bowlmethod #bowlmethodcurls #frizzfreecurls #curlywash

♬ Elf – Main Theme – Geek Music

 

O MÉTODO DA TIGELA FUNCIONA? 

Para Andressa Pereira, tricologista da Clínica Healthy, o método é, sim, válido para as cacheadas. “Quando a gente diluiu o creme em água e coloca o cacho lá dentro, a gente traz maior definição para ele”, explica. “De preferência, esse creme tem que ser bem consistente para poder dilui-lo em água.”

Se você ficou preocupada com as dores nas costas, nós entendemos. Mas a verdade é que não é necessário uma tigela para aplicar o método. O mais importante é diluir o creme antes de aplicá-lo nos fios, lembrando de não tirar a umidade dos cachos com a toalha antes dessa aplicação. 

Continua após a publicidade

“O benefício disso é não deixar o cacho pesado, sem aquele craquelado, como se fosse um gel, que a maioria dos ativadores de cacho causam”, explica Andressa. “E você pode fazer sempre que lavar a cabeça. Lavou, pode ativar o cacho com o creme diluído em água sem problema nenhum”. 

@jonathankmonroe

Dishes to wishes #bowlmethod #bowlmethodcurls #hairtok #curlyhairtips

♬ sonido original – taliaespinoza

Nem todo mundo concorda com a ideia. “Como profissional eu não enxergo esse método como eficiente”, explica Bruna Nunes, hairstylist do Jacques Janine Jardins. “Quando buscamos definição para os cachos, precisamos trazer consistência para eles, e fazemos isso através dos finalizadores. A partir do momento que se passa creme de pentear e em seguida se mergulha o cabelo em água, você terá uma diluição desse produto, fazendo com que ele perca a eficiência projetada.”

Continua após a publicidade

Ou seja, nesse caso, o melhor a ser feito é testar diferentes métodos de definição e encontrar aquele que funciona melhor para o seu tipo de cabelo e cacho. O ideal é sempre contar com a orientação de um profissional, no entanto, só o dia a dia vai, realmente, mostrar como o seu cabelo responde a cada técnica de finalização. 

Publicidade