Niacinamida: Tudo sobre o queridinho do skincare

Conheça o ativo que se adapta a qualquer tipo de pele e atua na hidratação, previne manchas e melhora a textura da pele

Por Victoria Theonila Atualizado em 15 jul 2021, 16h43 - Publicado em 19 jul 2021, 09h00

A Niacinamida é o mais novo ativo queridinho das amantes de skincare. Esse ativo também é conhecido como Vitamina B3, sendo solúvel em água e multifuncional para a pele. “Essa vitamina do complexo B é ideal para a hidratação e é indicada para todos os tipos de pele, inclusive as mais sensíveis e/ou com melasma. O produto se adapta às necessidades da pele em questão”, afirma a dermatologista Ketleen Conceição.

Capaz de aumentar a síntese de ceramidas* na pele, a niacinamida possui propriedades hidratantes, clareadora, redutora de manchas e rugas na pele e mais. Confira mais sobre os benefícios:

  • Hidratação: o ativo promove a hidratação, melhora da textura da pele, estimula a renovação celular e fortalece a barreira cutânea, evitando assim o ressecamento, a vermelhidão e a sensibilidade. 
  • Reduz a pigmentação: pode ser usada para clarear e prevenir o surgimento de manchas causadas pela hiperpigmentação, além de uniformizar o tom da pele. 
  • Antioxidante: estudos** comprovam que a niacinamida combate radicais livres e aumenta a capacidade antioxidante da pele. Além disso, previne os danos causados pela luz azul e os raios UVA e UVB. 
  • Reduz a oleosidade excessiva: peles acneicas vão amar! A vitamina B3 tem ação anti inflamatória, auxiliando na diminuição da produção de sebo na pele e consequentemente evitando o surgimento de acnes e cravos. Também diminui os poros.
  • Anti-idade: ideal contra o envelhecimento precoce da pele, a niacinamida melhora a aparência de rugas e linhas finas, deixando a pele mais firme e com viço. 
  • E mais: é um produto mais estável, então consegue manter a integridade e eficiência com maior facilidade, então mesmo em concentrações mais baixas, o ativo garante bons resultados à pele.

“Apesar de não existir contraindicação, em casos de hipersensibilidade, indico conversar com o dermatologista antes de usar o ativo. A concentração ideal indicada da Niacinamida, deve ser de 5%, pois já garante eficácia na uniformização e hidratação da pele”, conta Conceição.

Versátil, esse ativo pode ser usado nas duas rotinas de skincare (diurna e noturna). É encontrado em diferentes dermocosméticos, como hidratantes, tônicos, creme para os olhos, tônicos e outros produtos disponíveis no mercado de beleza. “A niacinamida pode ser combinada com outros produtos e potencializa os benefícios de ambos na pele. Quando combinada com o ácido hialurônico, por exemplo, potencializa a hidratação e melhora da textura da pele, o que ajuda ainda mais no preenchimento das linhas finas. Já com a vitamina C, os produtos clareiam a pele e potencializam a síntese de colágeno”, finaliza. Para saber com quais outros ativos combinar a niacinamida, faça um acompanhamento com um dermatologista.

*Ceramidas são os lipídios presentes naturalmente na pele e são importantes para manter a barreira da pele restaurada, além de reter a hidratação.

**Estudo publicado no Journal of Clinical Aesthetic Dermatology

Continua após a publicidade

Publicidade