Pele negra: manchas e a importância do skincare

Por ter uma quantidade maior de melanina, a pele negra tem uma maior predisposição para o surgimento de manchas

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 21 out 2024, 16h48 - Publicado em 10 fev 2023, 15h01
Mulher de pele negra com a mão no próprio rosto
A rotina de skincare é necessária para todos os tipos de pele | (freepik/Freepik/Reprodução)
Continua após publicidade

A pele negra tem mais melanina em comparação àquelas que são mais claras e, por isso, conta com uma proteção reforçada contra danos oxidativos solares. No entanto, por ser mais pigmentada, ela é mais suscetível ao surgimento de manchas.

A atriz Renata Vilela, da série musical “O Coro”, descobriu o diagnóstico de melasma depois que começou a intensificar os cuidados durante a pandemia.

renata-vilela-pele-negra
Renata Vilela | (Caíco de Queiroz/Divulgação)

“Há muitos anos eu ia muito à praia e não tinha essa noção de que a pele negra tinha que ser cuidada. Pra mim antes era ‘tenho melanina então está tudo certo’. Não, não está tudo certo. Você tem que cuidar da sua pele“, diz ela, que hoje tem uma rotina de skincare adequada.

O QUE É MELASMA?

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o melasma é um problema que atinge cerca de 35% das mulheres adultas no Brasil

Continua após a publicidade

Caracterizada por provocar manchas escuras, principalmente, na região do rosto, a condição tem origem genética, mas também pode acontecer devido a fatores psicológicos, como foi o caso de Renata.

No começo, a atriz afirma que ficou chateada por conta das manchas, porém com a ajuda de sua dermatologista, consegue cuidar da sua pele da forma correta.

“Isso dá uma chateação na gente, mas ao mesmo tempo descobri uma dermatologista que foi no foco e trata de maneira muito específica e ela acertou os produtos, e eu estou adorando fazer o tratamento com o maior prazer. Estou curtindo esse momento de cuidar da pele, pra mim não virou um fardo”, conta.

CUIDADOS DA PELE

Continua após a publicidade

Uma rotina de skincare contribui bastante para a saúde da pele e, além disso, é um hábito de autocuidado que também pode ser terapêutico.

“Ao mesmo tempo isso se relaciona com a autoestima, você se cuida, você vê o processo de melhora da sua pele”, declara a atriz.

Ela também conta um pouco a respeito dos seus cuidados com a pele. “Lavar o rosto, passar serum e protetor solar. Ultimamente, estou passando protetor com cor por conta do melasma e também faço esfoliação a cada 15 dias. Estou tendo um prazer imenso de cuidar da minha pele”.

Lara Fileti Arruda, dermatologista do Hospital São Francisco de Mogi Guaçu destaca que o skincare é indispensável para todos os tipos de pele.

Continua após a publicidade

Segundo a médica, o ideal é usar um sabonete adequado, hidratante facial, vitamina C pela manhã, protetor solar a cada 3 horas durante o dia, e à noite um ácido, que deve ser indicado de acordo com os problemas que o paciente pretende corrigir ou prevenir em sua pele.

A RELAÇÃO DA ALIMENTAÇÃO COM O SKINCARE

Para conquistar uma pele livre de problemas e imperfeições, não basta apenas investir em produtos de qualidade, também é fundamental tomar cuidado com aquilo que você está comendo. Afinal, assim como a ingesta hídrica, a alimentação é um dos principais fatores que impactam na saúde da derme.

Quando começou a ter uma rotina de skincare, Renata passou a prestar mais atenção na quantidade de água que bebia e no efeito dos produtos que escolhia.

Continua após a publicidade

“Eu me lembro que fui até a farmácia durante a pandemia, comprei uns produtos baratinhos e gostei do resultado, mas não me satisfez. Fui percebendo que eu precisava de algo que agisse mais profundamente na minha pele. Teve os altos e baixos da questão da alimentação, pisava na jaca e voltava e aí eu notava que quando eu tinha uma disciplina melhor de alimentação, a minha pele mudava. Ou seja, a ação dos produtos otimizava o efeito”, detalha.

Vale reforçar que cada tipo de pele exige cuidados diferentes. “Existem mil maneiras de cuidar da sua pele. Eu acho que é uma questão de você descobrir a melhor maneira de você se sentir bem, bonita, plena. A pandemia me deu vários ‘starts’ em relação aos cuidados que a gente tem que ter, emocionalmente, físico, espiritual. Acho que esse trio é muito importante para nossa estrutura física”, conclui a atriz.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.