Primavera: o que muda nos cuidados com o cabelo e a pele na estação
O momento é de hidratação intensa, porém mais leve, e da correta higienização dos fios e da pele do rosto e do corpo
Quem acredita que os cuidados com a pele e os cabelos não devem mudar ao longo do ano… precisa pensar novamente sobre o assunto. Isso porque, com a chegada da primavera, é necessário fazer adaptações para manter a saúde dos fios e do tecido.
“Com a chegada da primavera, as temperaturas aumentam, pois essa é uma estação que antecede o verão, consequentemente, sentimos mais calor e, também, mais umidade do ar”, explica a dermatologista e tricologista Dra. Renata Vasconcellos. “Sendo assim, o cabelo sofre com desidratação e se torna mais seco e quebradiço devido ao aumento da radiação UV e o maior uso de piscinas que contém cloro e da água do mar. A pele também necessita de cuidados nessa fase de transição e adequação da rotina de skincare para as temperaturas mais elevadas, que acabam deixando a pele mais oleosa e com tendência à acne.”
Entra aí um dos maiores erros que as pessoas cometem quando o assunto é o cuidado com a pele: esquecer o protetor solar. O produto, claro, deveria ser usado o ano inteiro, mas o reforço é importante nos meses mais quentes porque previne o envelhecimento precoce e o câncer de pele. Já para o cabelo, o principal equívoco é não lavá-lo com frequência e deixá-lo muito oleoso – o que pode levar à caspa e à queda dos fios.
CUIDADOS COM OS CABELOS E A PELE NA PRIMAVERA: O QUE MUDA?
“Aqui, deve-se priorizar a substituição de cremes hidratantes ‘mais pesados’, que costumam ser usados no inverno, por ativos mais leves, como séruns”, diz a médica. “Além disso, melhorar a higienização facial e corporal e utilizar shampoos antioleosidade.”
Vale também dar atenção aos seguintes pontos:
1
Pele: higienização, hidratação e proteção
A Dra. Renata explica que, durante a primavera, é necessário limpar a pele duas vezes ao dia – uma de manhã e outra de noite -, além de esfoliar a pele do rosto uma vez por semana.
Fazer a hidratação diária com produtos leves, como séruns, é ideal para o rosto nessa época do ano, e as loções são a melhor opção para o corpo. Intensificar o uso do protetor solar, claro, também é fundamental com a chegada do calor.
2
Cabelo: higienização e hidratação
“Essa é uma época em que a gente transpira mais, então, é importante lavar os fios com maior frequência para não acumular um excesso de oleosidade que possa levar à dermatite seborreica e à queda capilar”, explica.
Além disso, vale evitar o uso de ferramentas de calor (como secador, babyliss e chapinha), usar um bom protetor solar capilar e um protetor térmico para selar a cutícula e proporcionar proteção e brilho aos fios.
Reforçar a hidratação capilar no salão e com produtos para usar em casa também é interessante, assim como, ao sair da piscina ou do mar, sempre lavar o cabelo com água limpa e corrente e finalizar com um reparador de pontas.