Continua após publicidade

Testamos 9 protetores solares que valem a pena para este verão

Para aproveitar a estação mais quente sem comprometer a saúde e a aparência da pele, é fundamental apostar em um bom protetor solar. Conheça algumas opções!

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 18 jan 2024, 15h01 - Publicado em 15 jan 2024, 18h38

Durante todo o ano, o protetor solar não deve faltar na nossa rotina de skincare, mas, no verão, esse produtinho se torna ainda mais indispensável. Afinal, com as temperaturas elevadas e a maior incidência de raios solares, é essencial intensificar os cuidados para garantir que a nossa pele não seja prejudicada.

“A exposição excessiva ao sol sem a devida proteção pode levar ao envelhecimento precoce, queimaduras, manchas e, o mais grave, ao aumento do risco de câncer de pele“, destaca a Dra. Manu Jorge, dermatologista.

De acordo com a médica, a quantidade ideal de protetor é, em média, 1,5 a 2 ml por cm² de pele. “Eu sei que a gente não consegue mensurar tão precisamente, mas isso geralmente equivale a uma colher de chá para o rosto e o pescoço. O importante é você aplicar uniformemente e espalhar bem, sem deixar acúmulos, em todas as áreas do corpo expostas ao sol“, diz ela.

Mas, para garantir a eficácia do produto, não basta apenas aplicá-lo uma vez no rosto e pensar que está completamente protegido. “É recomendado reaplicar o protetor solar facial a cada duas horas, especialmente durante períodos de exposição contínua ao sol. Se você suar excessivamente ou tomar um banho de piscina/mar, é aconselhável reaplicar ainda mais frequentemente”, orienta a médica.

Para a proteção diária do rosto, é indicado um FPS de, no mínimo, 30. No entanto, além de combaterem os danos causados por raios UVB e UVB, alguns filtros solares também contam com ingredientes hidratantes, antioxidantes e até mesmo seborreguladores, proporcionando benefícios adicionais, como proteção contra radicais livres e controle da oleosidade. “Escolher um produto com esses ativos é uma iniciativa importante para a saúde da barreira cutânea a longo prazo”, sugere.

Pensando em te ajudar a encontrar o protetor mais legal para a sua pele neste verão, testamos 9 opções com diferentes propostas e, nesta matéria, te contamos o resultado de cada uma delas. Vem ver!

Continua após a publicidade
IMPORTANTE!

– Esta lista não se trata de um ranking.
– Os testes foram feitos em uma pele oleosa e com tendência à acne.
– O desempenho dos produtos pode ser diferente em cada pessoa.

PROTETORES SOLARES QUE VALEM A PENA PARA ESTE VERÃO

Protetor Solar Mineral Facial FPS 35 - Souvie

souvie protetor solar facial mineral

É o primeiro protetor solar orgânico certificado pela Ecocert Greenlife no Brasil, Conta com ingredientes de origem natural de ação calmante, hidratante e antioxante, como o extrato de aloe vera e bisabol. Protege contra o sol e a luz azul, além de ser um produto vegano, hipoalergênico e fácil de aplicar. Sua textura promete ser de rápida absorção e não deixar resíduo branco.

Protetor Solar Mineral Facial Souvie
Protetor Solar Mineral Facial Souvie | (./Acervo pessoal)

O que achamos: “Como este produto tem uma textura bem pesada e cremosa, parecida com a de uma pomada, a aplicação e a absorção não foram tão fáceis e tive que dedicar uns minutinhos a mais para espalhar bem e tirar o aspecto esbranquiçado do rosto. Apesar disso, ele entregou o toque seco que promete na embalagem, sem ficar grudento, e também senti um acabamento aveludado. Um ponto que não gostei tanto foi a fragrância, que é bem forte e um pouco ‘insistente’, pois permaneceu na minha pele por um bom tempo. Não atrapalhou a make. Ele é uma boa alternativa para quem gosta de protetores mais consistentes e foge dos fluidos”.

Protetor Solar Para Pele Oleosa Sun Fresh Derm Care - Neutrogena

neutrogena sun fresh derm care

Ideal para quem tem a pele mista a oleosa, é um protetor facial que possui complexo antioxidante rejuvenescedor, composto por vitamina C, niacinamida e feverfew, e também ativos que controlam a produção de sebo por até 12h, como a sílica. Com a exclusiva tecnologia HELIOPLEX®X, oferece proteção solar eficaz contra os raios UVB, UVA, ajuda a proteger contra a luz visível e garante uma textura leve e sequinha. É possível encontrá-lo nas versões FPS 30 sem cor, FPS 70 sem cor e FPS 70 com cor (clara, morena e negra).

Neutrogena
Protetor Solar Para Pele Oleosa Sun Fresh Derm Care Neutrogena | (./Acervo pessoal)

O que achamos: “Tem uma textura mais grossinha, mas, apesar disso, não deixou a pele branca e absorveu tranquilamente na pele. Ele não ficou NADA grudento e sumiu logo após a aplicação. Não ficou esbranquiçado e, apesar de ser um dos mais sequinhos que testei, não esfarelou. Também senti que controlou a oleosidade por MUITO tempo e, avaliando esse aspecto, ele foi um dos que mais se destacou em comparação aos outros desta lista. Tem um cheirinho de protetor solar, mas não é algo que eu considero forte, porém, se você não gosta, pode incomodar um pouco. Deu um acabamento matte ideal para quem tem a pele mista, oleosa ou acneica”.

Continua após a publicidade

Minesol Oil Control FPS 70 - Neostrata

neostrata minesol

É um protetor solar que apresenta potente ação anti-oleosidade, com resultados visíveis de maneira imediata. Controla o brilho excessivo por até 12h e, com o uso contínuo, reduz a produção de sebo. Também conta com a tecnologia de proteção avançada 3D Extended Defense que promove proteção estendida contra os raios UVA, UVB, UVA longo, protege contra os danos causados pela luz visível, e ainda proporciona ação anti-poluição. A neoglucosamina, presente em sua fórmula, aumenta em 33% a produção de colágeno e colabora para uma pele mais lisa e uniforme. Além da versão sem cor, está disponível nas versões FPS 30 e FPS 70, com 4 tons desenvolvidos especialmente para pele brasileira.

Minesol
Minesol Oil Control FPS 70 Neostrata | (./Acervo pessoal)

O que achamos: É um protetor perfeito para quem gosta daquele acabamento sequinho sem esfarelar e sem aquela sensação de repuxamento. Ele não deixa aspecto esbranquiçado, espalha facilmente e, na minha pele, senti um toque aveludado, que eu, particularmente adoro. Assim que apliquei no rosto, deu para notar que a textura é bem levinha, pois rapidamente ela foi absorvida, sem a necessidade de ficar passando a mão várias e várias vezes. Usei antes da maquiagem e senti que ele não atrapalhou em nada no visual e no desempenho da base, do corretivo e nem do pó. Ao longo do dia, percebi que cumpriu bem a função de controlar aquele brilho excessivo. Não tem a fragrância característica de protetor solar. Portanto, acredito que, se você tem a pele oleosa, essa é uma opção que realmente pode te agradar!”.

Fotoactive Filtro Solar Facial FPS 99+ - Mezzo Dermocosméticos

mezzo fotoactive maxima proteção

Com FPS 99+, garante proteção contra UVA e UVB, luz azul e visível, efeito anti-térmico, proteção 12h, fechamento de poros, toque seco e hidratação à pele. É indicado para todos os tipos de pele, inclusive as sensíveis ou sensibilizadas, como as que passaram por peelings ou lasers. Ele previne contra os danos causados pela exposição solar, não transfere para a roupa, é muito resistente à água, tem toque seco e textura de rápida absorção.

Fotoactive Filtro Solar Facial FPS 99+
Fotoactive Filtro Solar Facial FPS 99+ Mezzo | (./Acervo pessoal)

O que achamos: “Apesar de ser um protetor mais consistente, sua textura é leve e nada pegajosa. Na minha pele, senti que ele proporcionou um acabamento mais hidratante, sem deixar aquele aspecto brilhante. É facilmente absorvido na pele, e, ainda na hora da aplicação, já deu para ver ele sumindo completamente, sem causar resíduos brancos. Não ardeu os olhos e não tem aquele cheiro forte de protetor solar, é uma fragrância bem neutra. Ao longo do dia, ele não segurou a oleosidade, mas também não piorou. Como resultado, percebi a melhora de algumas áreas do meu rosto que estavam descamando e mais viço”.

Protetor Solar Facial Fusion Water FPS 60 - ISDIN

isdin fusionwater

É um protetor solar facial aquoso com textura ultraleve, absorção imediata e controle da oleosidade. Sua fórmula é enriquecida com ácido hialurônico, que hidrata, oferece elevada proteção UV, com FPS 60, é biodegradável e não agride o oceano. Não deixa resíduos brancos.

Continua após a publicidade
Protetor Solar Facial Fusion Water FPS 60 ISDIN
Protetor Solar Facial Fusion Water FPS 60 ISDIN | (./Acervo pessoal)

O que achamos: “Tem um pouquinho de cheiro de protetor solar, mas é algo bem suave, bem imperceptível mesmo. Seguindo a proposta, ele se espalha muito rápido na pele, como se fosse realmente uma ‘água’, chegando até mesmo a escorrer na hora que passa no rosto. A absorção deste produto me surpreendeu, pois, sua textura ultrafluida deixou uma sensação refrescante e sumiu quase que instantaneamente na pele. Ele demorou um pouquinho para secar e sair aquele aspecto brilhante, mas, depois de um tempo, percebi um efeito matificante, diminuindo o brilho excessivo. Não craquelou e nem esfarelou. Ao longo do dia, controlou bastante a oleosidade, mas nada exagerado, entregando também uma leve hidratação”.

Protetor Solar Oil Free Ativo Hialurônico FPS 70 - Helioderm

helioderm protetor ativo hialurônico

Com FPS 70, este protetor oferece muito alta proteção contra os raios UVA e UVB. Além disso, é enriquecido com ativo hialurônico, vitamina E e niacinamida, entregando ação multifuncional 3 em 1 (proteção + hidratação + antioxidante). É oil free, tem toque seco, textura leve e de rápida absorção e é resistente à água e ao suor.

Protetor Solar Oil Free Ativo Hialurônico FPS 70 Helioderm
Protetor Solar Oil Free Ativo Hialurônico FPS 70 Helioderm | (./Acervo pessoal)

O que achamos: Tem uma textura bem leve que foi absorvida rapidamente pela minha pele. A fragrância lembra um pouquinho o cheirinho de protetor solar, mas ela não atrapalha em nada e é bem agradável e suave. Ele não é pegajoso, mas também não é seco, garantindo um acabamento mais hidratante. Assim que apliquei, fiquei com o rosto brilhante, mas nada demais, e, após poucos minutos, esse aspecto desapareceu totalmente. Não irritou os olhos e me surpreendeu bastante no quesito resistência ao suor”.

UV Athlizm Essence SPF 50 + PA ++++ - Bioré

bioré uv athlizm

Com altíssima tecnologia, e especialmente desenvolvido para condições de altas temperaturas e umidades (40ºC e até 75% de umidade relativa), é indicado para uso diário e voltado para a prática de atividades físicas. Graças à tecnologia Tough Boost, este protetor é muito resistente à transpiração, fricção e à água, formando um filme de revestimento sobre a pele. A tecnologia Outer Skin cria um escudo uniforma para proteger a pele dos raios UV. Sua composição também tem ácido hialurônico, extrato de geleia real e ingredientes umectantes, garantindo uma barreira cutânea mais saudável, macia e protegida. Conta com uma textura suave, aveludada e de rápida absorção. Pode ser usado tanto no rosto quanto no corpo.

UV Athlizm Essence
UV Athlizm Essence Bioré | (./Acervo pessoal)

O que achamos: “Tem uma textura bastante aquosa, conferindo até mesmo uma sensação refrescante ao ser aplicado. Além de ser rapidamente absorvido, senti que ele cria como se fosse uma segunda pele, garantindo mais resistência ao suor e à água. E pode ficar tranquilo: essa ‘segunda pele’ é imperceptível e, para mim, não incomodou nada. Para testá-lo, pratiquei atividade física ao ar livre e, mesmo com a transpiração, ele não escorreu e se mostrou super resistente, parece que gruda na pele. Apesar de não ter proporcionado um acabamento matte e ter uma fórmula mais hidratante, ele segurou bem o brilho excessivo da minha pele ao longo do dia. Sua fragrância é muito suave”. 

Continua após a publicidade

Protetor Solar Stick Ultraleve FPS 50 Antioleosidade Com Cor - Adcos

adcos stick protetor solar antioleosidade

Com FPS 50 e efeito antioleosidade, este protetor solar em stick conta com uma exclusiva textura ultraleve e é indicado para todos os tipos de pele. O complexo antibrilho presente em sua composição promove ação seborreguladora, reduz a aparência dos poros logo após a aplicação, previne acne e equilibra o microbioma da pele, garantindo mais maciez. Ele protege contra a luz UVA, UVB, azul e infravermelho e é enriquecido com vitamina E, garantindo ação antipoluição e antioxidante. Oferece efeito matte, não deixa aquele aspecto pegajoso, possui resistência à água e não escorre. Além das versões com cor (peach, nude e beige), também pode ser encontrado na versão incolor.

Protetor Solar Stick Ultraleve FPS 50 Antioleosidade Com Cor
Protetor Solar Stick Ultraleve FPS 50 Antioleosidade Com Cor Adcos | (./Acervo pessoal)

O que achamos: Como uma fã de praticidade, este protetor com cor em stick, da Adcos, foi um dos meus queridinhos desta lista. Na correria do dia a dia, ele facilitou bastante a reaplicação, afinal, é só girar a embalagem, passar no rosto e, pronto, garantimos a proteção solar e também uma cobertura super leve e natural. E, falando sobre cobertura, na minha pele, ele disfarçou bem as minhas manchinhas de acne, porém, não achei que o resultado se compara à uma base ou corretivo, por exemplo (o que pode ser ou não um problema, dependendo do que você está procurando). Agora a respeito da ação antioleosidade, ele teve um desempenho incrível na minha pele: no fim do dia, ainda estava com aquela sensação de rosto matificado e sem excesso de brilho. A textura é MUITO sequinha, dá um acabamento aveludado e é ultraleve, você praticamente nem sente que está usando o produto. Eu amei e recomendo para você que, assim como eu, sofre com a produção exagerada de sebo e até mesmo com as temidas espinhas. 

Protetor Solar Antioleosidade Cleanance UV FPS70 Com Cor - Avène

avène cleanance uv

Confere alta proteção contra raios UVB e UVA curtos e longos e, após 28 dias de uso, promete diminuir em 43% a oleosidade da pele. Com a tecnologia Oil-Block, que combina a monolaurina e o P-Refynil™, promove um efeito antibrilho imediato e duradouro, 14 horas de controle de oleosidade e minimiza os poros, garantindo uma sensação de pele limpa e fresca durante o dia todo. Sua textura ultrafluida uniformiza o tom da face com um cobertura natural. Possui água termal Avène, que colabora para o equilíbrio da umidade da barreira cutânea e para o alívio de vermelhidões, e combate os radicais livres.

Protetor Solar Antioleosidade Cleanance UV FPS70 Com Cor
Protetor Solar Antioleosidade Cleanance UV FPS70 Com Cor Avène | (./Acervo pessoal)

O que achamos: “Tem uma textura fluida e levinha que espalha bem e não fica esbranquiçada. Promove uma cobertura média, uniformizando o tom da pele e disfarçando algumas pequenas imperfeições, sem causar um aspecto ‘pesado’ no rosto. Assim que apliquei, minha pele ficou bem brilhante, o que me assustou um pouco, pois achei que iria piorar a minha oleosidade. No entanto com o passar dos minutos, esse efeito foi sumindo e, ao toque, pude perceber um resultado mais aveludado e sequinho. No meu rosto, a cor não alaranjou e o brilho ficou controlado por bastante tempo, mas não obtive as 14h de ação antibrilho”.  

 

Publicidade