Continua após publicidade

Como tratar a pele danificada pelo sol

Dependendo do grau da lesão, ela pode ser parcialmente reversível

Por Amanda Ventorin
Atualizado em 21 out 2024, 16h36 - Publicado em 24 jun 2022, 10h00
protetor solar
 (Mikhail Nilov/Pexels)
Continua após publicidade

De todos os produtos de cuidados com a pele que você pode escolher, o protetor solar é o mais importante por sua capacidade de proteger sua pele do sol. Isso porque os danos causados ​​pelo sol ocorrem quando sua pele é exposta aos raios UVA e UVB emitidos pelo sol e podem aparecer em sua pele de muitas maneiras diferentes, como queimaduras solares ou rugas. “A luz do sol, especialmente os raios UVA e UVB, podem causar queimaduras, envelhecimento precoce devido a perda de colágeno da exposição, danos oculares, debilidade do sistema imune, reações fotoalérgicas e fototóxicas, inclusive câncer de pele” conta o dermatologista Werick França.

Apesar de você achar que depois de descascar sua pele está renovada, a verdade é que nem sempre é assim. A pele mantém memória celular da exposição prolongada ao sol, por isso sempre ficam danos. “Os danos mais comuns são a perda de colágeno da pele que causa flacidez, envelhecimento e queimaduras”, diz o profissional (isso sem falar, é claro, do câncer de pele).

QUAIS OS MÉTODOS PARA REVERTER DANOS CAUSADOS PELO SOL?

De acordo com Juliana Piquet, dermatologista, depende do grau da lesão. “As manchas do tipo melanoses, acastanhadas, costumam ser as mais fáceis de resolver e respondem bem a tecnologia de laser e luz intensa pulsada. As mais claras, leucodermias, que até pouco tempo atrás não tinham solução, apresentam resposta variável ao MMP”.

Continua após a publicidade
  • LASER

Os tratamentos a laser no consultório podem ajudar a minimizar a aparência de manchas escuras, vermelhidão ou rugas, administrando comprimentos de onda de luz que visam pigmento, hemoglobina ou água em sua pele, respectivamente.

Continua após a publicidade
  • PEELINGS QUÍMICOS

Peelings químicos causam renovação celular e regeneração da derme e epiderme, dependendo da profundidade do peeling. Eles incentivam a pele a se livrar das células velhas, abrindo caminho para uma nova pele com textura ou tom mais suave.

  • ESFOLIANTES E ANTIOXIDANTES
Continua após a publicidade

Produtos de cuidados com a pele contendo retinol, vitamina C e alfa-hidroxiácidos podem ajudar a uniformizar o tom e a textura da pele e reduzir a aparência de linhas finas. O retinol pode ajudar promovendo a renovação celular, enquanto antioxidantes como a vitamina C protegem a pele dos danos dos radicais livres. Finalmente, os alfa-hidroxiácidos são frequentemente os ingredientes que dão aos peelings químicos de consultório seus poderes esfoliantes acima mencionados. Eles são frequentemente incorporados em produtos caseiros para cuidados com a pele que não penetram na pele tão profundamente quanto os peelings profissionais.

     

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.